DESTAQUE | EPM – CELP participou nas comemorações do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor
A convite do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, a EPM – CELP participou, no passado dia 22 de abril de 2022, nas comemorações do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.
O evento decorreu na Escola Primária e Secundária da Solidariedade, no Distrito Municipal de KaMavota, e contou com a presença da Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Rita Namashulua, a qual disse aos alunos para se empenharem e massificarem o hábito de leitura, “Pois é através dela que logramos vários benefícios. O aluno que lê aprende e aperfeiçoa a capacidade de aprendizagem, aumenta o coeficiente de inteligência, a cultura geral e desenvolve a capacidade geral de buscar soluções para o dia a dia”, explicou a governante.
Para a ministra, o aluno que lê “aprende com facilidade e tira boas notas. O aluno que lê fica sempre em vantagem em relação ao que não lê. Por isso, meninos, é necessário olhar para a leitura, não apenas na dimensão educacional, mas também cultural, porque impõe o desenvolvimento de iniciativas na nossa comunidade. Nesse contexto, é necessário que a nossa escola massifique o cantinho de leitura, onde clubes de leitura incentivem à leitura e à escrita, com os animadores, para que se possa estabelecer uma articulação entre a escola, famílias, grupos de interesse e outras instituições”.
Com o objetivo de exaltar a importância do livro e da leitura, o Programa de Comemoração do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor contou com momentos musicais, de leitura, de declamação de poemas e representações por alunos da Escola Primária e Secundária da Solidariedade e de outras escolas públicas moçambicanas.
A EPM-CELP contribuiu para a realização deste evento, dinamizando um Clube de Leitura, através do Projeto Mabuko Ya Hina, participando na Feira do Livro e oferecendo Kits, com publicações da nossa escola, para premiar os alunos vencedores dos concursos realizados no âmbito das comemorações deste Dia.
A subdiretora da EPM-CELP, Cristina Viana, acompanhou a equipa da EPM-CELP neste evento, comentando sobre “o esforço que a escola faz para dinamizar as bibliotecas nas escolas públicas e comunitárias do sistema de ensino de Moçambique e para promover hábitos de leitura entre crianças e jovens moçambicanos”. Mais acrescentou que “o que se vive nas escolas moçambicanas permite ganhar uma consciência sobre aquilo que se vive além dos muros da EPM-CELP”.