25 de abrilNo âmbito das comemorações do 25 de Abril, Dia da Liberdade, o fotógrafo português, Eduardo Gageiro, proferiu, online, uma palestra para quatro turmas de História e História de Cultura e das Artes da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), na qual satisfez as curiosidades dos alunos sobre as efemérides e partilhou as emoções do dia, tanto do ponto de vista político-social, como no que respeita à experiência enquanto fotógrafo.

De acordo com Carla Maricato, professora de História na EPM-CELP, a palestra teve como objetivo transmitir aos alunos a experiência particular do fotojornalista no dia da Revolução dos Cravos, em 1974. Foi uma palestra que “rapidamente se transformou num momento intimista, no qual Eduardo Gageiro contou na primeira pessoa episódios e etapas do dia da Revolução na cidade de Lisboa. Foi ele de facto o responsável pelo registo dos momentos mais marcantes desse dia que se transformou em imagens icónicas e intemporais, que fazem parte da nossa herança no resgate da liberdade”, esclareceu.

Os alunos tiveram oportunidade de colocar as suas questões e satisfazer curiosidades ligadas, não apenas a temas político-sociais, mas à história dos registos fotográficos da época. Categórico, tanto quanto o espontâneo, Eduardo Gageiro confessou que aquele “foi o dia mais feliz da minha vida”.

Participaram da palestra alunos do 11.ºC, 11.ºA3, 12.ºB, 12.ºC, professores e membros da Comissão Administrativa Provisória da EPM-CELP.

Outras marcas expostas no átrio da EPM-CELP

Ainda no âmbito das celebrações do dia da Liberdade, o professor Rodrigo Borges, da área disciplinar de História, organizou uma exposição, na qual traz, para além dos cravos simbólicos da efeméride, um testemunho de quem viveu e passou por dificuldades político-sociais que marcaram a Revolução. A amostra pode ser visitada no átrio principal da EPM-CELP até o dia 02 de maio.

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo