Assinalou-se, em 25 de maio último, o Dia de África!
Este ano, o Projeto Mabuko Ya Hina celebrou a data na Escola Primária Completa Unidade 25, junto das Turmas A e C da 4ª Classe.
No início das atividades, professores e alunos dialogaram sobre os países que constituem o continente africano, observando-se o Mapa de África. Falou-se, igualmente, sobre povos, línguas, culturas, tradições, com maior enfoque na identidade cultural moçambicana.
Como todos os países têm os seus próprios contos tradicionais e como o Projeto Mabuko Ya Hina é um Projeto de incentivo à leitura, decidimos comemorar o Dia de África com o conto das histórias “As Armadilhas da Floresta” e o “Casamento Misterioso de Mwidja”, duas publicações da EPM-CELP cujos textos são recriações de contos de tradição oral.
As histórias foram contadas pelas alunas da EPM-CELP Viviana Sousa e Fátima Rubene, da Turma D do 8º Ano, no âmbito de um trabalho comunitário que as mesmas estão a realizar desde o início do mês de abril.
As atividades terminaram com um compromisso por parte dos alunos: na próxima 6ª feira, 27/05/2022, a Turma A irá partilhar a história que ouviu com a Turma C e vice-versa. Os alunos assumiram, também, o compromisso de partilharem as histórias, no recreio, com os demais colegas da escola e, em casa, com as famílias.
E assim se comemorou o Dia de África, contando-se histórias e incentivando-se a divulgação das mesmas em diferentes contextos.