MABUKOMabuko Ya Hina dinamizou mais uma Formação na Ilha de Moçambique, dando continuidade ao compromisso assumido pela Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa ao nível da implementação e coordenação das atividades relativas à dinamização das Bibliotecas Públicas Distrital e Municipal da Ilha de Moçambique, no âmbito do Projeto Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique.

A docente da EPM-CELP e Coordenadora do Projeto Mabuko Ya Hina, Ana Albasini, esteve na Ilha de Moçambique, entre os dias 30 de maio e 3 de junho do corrente ano, para dinamizar o 9º módulo de formação, na área da “Gestão de Bibliotecas”. Este módulo contou com a participação de doze Formandos, pertencentes às Bibliotecas Públicas Distrital e Municipal, ao Instituto Médio Profissional, à Vereação dos Assuntos Sociais e Religiosos e à Escola Secundária da Ilha de Moçambique.

Nesta formação, procedeu-se à verificação do trabalho autónomo que os Formandos realizaram no 8º módulo e deu-se continuidade ao registo e catalogação do acervo das bibliotecas. As atividades formativas contaram, também, com a realização de uma reunião com os formandos, onde se discutiram estratégias fundamentais de intervenção, no sentido de se garantir o melhor funcionamento das bibliotecas.

Na recente visita à Ilha de Moçambique, Ana Albasini participou, ainda, numa reunião com o representante do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., com a Direção Distrital e com o Movimento de Advocacia, Sensibilização e Mobilização de Recursos Para Alfabetização. Na reunião, perspetivou-se uma parceria entre estas instituições, ao nível da criação e implementação de um novo programa de alfabetização de adultos residentes nas Zonas Insular e Continental.

As visitas da docente Ana Albasini à Ilha de Moçambique têm permitido o avanço nos trabalhos que a EPM-CELP tem vindo a realizar no âmbito do Projeto Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique, bem como a criação de novas sinergias na área da Cooperação.

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo