COOPERAÇÃO | “Mabuko Ya Hina” dinamiza mais uma Formação na Ilha de Moçambique
Mabuko Ya Hina dinamizou mais uma Formação na Ilha de Moçambique, dando continuidade ao compromisso assumido pela Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa ao nível da implementação e coordenação das atividades relativas à dinamização das Bibliotecas Públicas Distrital e Municipal da Ilha de Moçambique, no âmbito do Projeto Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique.
A docente da EPM-CELP e Coordenadora do Projeto Mabuko Ya Hina, Ana Albasini, esteve na Ilha de Moçambique, entre os dias 30 de maio e 3 de junho do corrente ano, para dinamizar o 9º módulo de formação, na área da “Gestão de Bibliotecas”. Este módulo contou com a participação de doze Formandos, pertencentes às Bibliotecas Públicas Distrital e Municipal, ao Instituto Médio Profissional, à Vereação dos Assuntos Sociais e Religiosos e à Escola Secundária da Ilha de Moçambique.
Nesta formação, procedeu-se à verificação do trabalho autónomo que os Formandos realizaram no 8º módulo e deu-se continuidade ao registo e catalogação do acervo das bibliotecas. As atividades formativas contaram, também, com a realização de uma reunião com os formandos, onde se discutiram estratégias fundamentais de intervenção, no sentido de se garantir o melhor funcionamento das bibliotecas.
Na recente visita à Ilha de Moçambique, Ana Albasini participou, ainda, numa reunião com o representante do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., com a Direção Distrital e com o Movimento de Advocacia, Sensibilização e Mobilização de Recursos Para Alfabetização. Na reunião, perspetivou-se uma parceria entre estas instituições, ao nível da criação e implementação de um novo programa de alfabetização de adultos residentes nas Zonas Insular e Continental.
As visitas da docente Ana Albasini à Ilha de Moçambique têm permitido o avanço nos trabalhos que a EPM-CELP tem vindo a realizar no âmbito do Projeto Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique, bem como a criação de novas sinergias na área da Cooperação.