criança africanaEm 2022, o Projeto Mabuko Ya Hina comemorou o dia 16 de junho, Dia da Criança Africana, na Escola Primária Completa Maxaquene C.

Após um longo período de confinamento, durante o qual os alunos pouco conviveram com o mundo exterior, decidimos comemorar esta data fazendo com eles uma longa viagem pelo mundo, através da história “Meninos de Todas as Cores”.

Os alunos da 3ª 6 partiram, assim, de Moçambique, rumo à Europa, onde encontraram o “Miguel”, um “menino branco” que queria conhecer meninos de outras cores. E lá foram eles até à Ásia, onde conheceram uma “menina amarela”, que se chamava “Flor de Lótus”, e um “menino castanho”, o “Ali-Babá”; depois, partiram para a América, onde conheceram um “menino vermelho”, que se chamava “Pena de Águia”; finalmente, vieram para o continente africano e aqui conheceram um “menino preto”, o Lumumba.

Aqui, em África, os alunos da 3ª 6 despediram-se do “Miguel” e combinaram que, nos desenhos que fizessem nas suas escolas, iriam pintar meninos brancos, amarelos, castanhos, vermelhos e pretos, porque, nos lugares que visitaram, não viram meninos só de uma cor.

A fotografia que ilustra este texto é o resultado do trabalho que os alunos da 3ª 6 da EPC Maxaquene C realizaram, na escola, depois da longa viagem que fizeram com o “Miguel”. Desenharam e colaram, no continente africano, “Meninos de Todas as Cores”.

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo