salvar o planeta stewartO Projeto Salvar o Planeta surgiu no âmbito do grupo disciplinar de Físico-química, foi coordenado pela Professora Mafalda Braz, com a colaboração dos Professores Pedro Santos e Nuno Ferreira. No âmbito deste projeto organizou-se a semana Salvar o Planeta, que envolveu diversos alunos, professores e funcionários, em diferentes áreas disciplinares, níveis e ciclos.

Durante sete dias, de 31 de maio a 6 de junho, alunos, professores e funcionários da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) uniram-se em atividades diversas, desde debates, palestras, música e exposições, com intuito de sensibilizar a comunidade escolar para Salvar o Planeta.

Do dia 31 de Maio a 6 de Junho, no Átrio da Escola, teve lugar uma exposição do Projeto Salvar o Planeta constituída por várias atividades alusivas ao tema. A “Chuva de Palavras” foi uma atividade através da qual os alunos de sétimo ano do ensino básico desenvolveram, nas aulas de cidadania, palavras de ação para Salvar o Planeta usando materiais reciclados como, por exemplo, o lixo do mar que foi apanhado na praia. Estes materiais foram reutilizados, artisticamente, pela professora de educação visual, Inês George, para a construção da “Chuva da Palavras”.

Para além da arte, os alunos elaboraram pósteres científicos de acordo com as aprendizagens essenciais, ao nível das disciplinas de Ciências Naturais, do 8.º ano, com a professora Helena Barracosa, e na disciplina de Física e Química, 11.º ano, com o professor Francisco Máximo. Ainda nas ciências, os estudantes dos 7.º e 8.º anos desenvolveram ao longo do ano na atividade do Brinquedo Científico (do grupo disciplinar de CFQ e Projeto Mãos na Ciência), dois trabalhos de resolução de problemas para Salvar o Planeta (Destilação e Compostagem), que consistiam na reutilização de recursos naturais. Enquanto a técnica do destilador consiste na transformação física da água do mar ou águas salobras em água destilada/potável, na do compostor ocorrem transformações físico-químicas do resíduo orgânico num composto biofertilizante e/ou biogás.

No dia 31 de Maio, iniciou-se a semana Salvar o Planeta, com os alunos do 3.º ano do 1.º ciclo a cantar o “Imagine” de John Lennon, que nos levou a imaginar um mundo melhor, com amor e união entre as pessoas capaz de o tornar num paraíso.
Salvar o planeta Carlos SerraO Projeto Salvar o Planeta propôs aos alunos do 8.º ano e seus respetivos diretores de turma um trabalho em grupo para contribuírem para a sustentabilidade da escola/casa. Cada turma, selecionou duas medidas para o debate “Agir local e pensar global”, que se realizou no auditório Carlos Paredes. No dia 31 de Maio, decorreu o debate “Agir Local e Pensar Global”, no formato de Parlamento de Jovens, com dois elementos por turma a desempenhar as funções de deputados em mesa redonda presidida pelas presidente e vice-presidente da UPA. A plateia foi constituída pelos restantes alunos das turmas de 8.º ano que participaram ativamente no debate, de uma forma estruturada através da votação digital e na seleção da medida a ser aplicada no próximo ano letivo: 3 R´s para o papel na escola; da melhor deputada a defender as medidas: Gabriela Correia, 8.º D e da turma que melhor apresentou a medida: Painéis Solares, 8.º C.

Palestra: uma viagem de fora para dentro

Ainda na senda das celebrações, o projeto Salvar o Planeta convidou o ambientalista moçambicano, Carlos Serra, para uma palestra destinada aos alunos do 9.º ano. Intitulada “alterações climáticas e problemas ambientais: uma viagem de fora para dentro”, a palestra foi uma viagem pelo processo mental de repensar ações tão simples e mecânicas que fazemos diariamente como o “carregar no botão do autoclismo”. A Palestra foi estimulante e, num ambiente motivador e descontraído, os alunos participaram e repensaram os problemas ambientais locais e globais.

Salvar o planeta MafaldaNo último dia, 6 de junho, desenvolveram-se em vários momentos quatro atividades que colocaram os alunos a refletir sobre as suas ações no ambiente. A “Marcha silenciosa” pelo meio ambiente, desenvolvida pelos professores titulares dos 3.º e 4.º anos, as canções “Imagine”, “Wonderful World” desenvolvidas pelos grupos disciplinares de Educação Musical, Filosofia, Inglês, professores titulares dos 3.º e 4.º anos, e a canção “Planet Resolution” interpretada por Stewart Sukuma, Leandra Reis, Agnes Golías, Luís Santana, Ricardo Conceição e o coro de professores da EPM, uniram miúdos e graúdos da Escola.

Antes, no auditório Carlos Paredes, ocorreu o workshop Planet Resolution, com o músico Stewart Sukuma, para os alunos do 5.º ano. Neste workshop, os alunos puderam perceber a origem da música e a sua letra para poderem participar, no próximo ano letivo, na realização do seu videoclipe, na versão EPM-CELP cuja projeção será internacional.

A semana Salvar o Planeta terminou em festa, no pátio da escola, com centenas de alunos do 1.º e 2.º ciclos a sorrirem, a dançarem e a cantarem. E “que mundo maravilhoso” foi este dia, na Escola Portuguesa de Moçambique, com a voz dos nossos alunos imaginou-se a “resolução do planeta”, porque eles são o melhor do Mundo e merecem um Mundo melhor.

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo