CERN P webEm representação da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa, a professora de Físico-Química, Sónia Pereira, participou, entre os dias 4 e 9 setembro, na 14.ª edição da Escola de Professores na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) em Língua Portuguesa, onde colheu mais experiência sobre a Física de Partículas, imprescindível para a compreensão do mundo, da inovação tecnológica em todas as áreas das engenharias.

A formação, organizada pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), contou com a participação de 48 professores de diferentes países de expressão portuguesa, como Portugal, Moçambique, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Na sua análise sobre a ação, a professora explicou que, para além da partilha de experiências de ensino e da interculturalidade entre professores, a formação é importante porque contribui para a preparação dos alunos para os novos desafios da sociedade moderna.

Cern s web“A Física de Partículas é importante para a compreensão da origem do universo, mas também para a formação avançada de engenheiros, na inovação tecnológica em áreas como as engenharias civil, mecânica, eletrotécnica e eletrónica, as tecnologias de informação, a criogenia, a ótica ou a fotónica, áreas que devem ser dadas a conhecer aos jovens mostrando assim caminhos do futuro”, explicou a docente para quem “apesar da complexidade do tema, o mesmo pode ser abordado de forma adequada a todas as idades: podemos ensinar Física de partículas aos mais novos recorrendo a legos ou colocar alunos do secundário a detetarem partículas através de dados reais recolhidos no CERN” (acrónimo Francês para Centro Européen pour la Recherche Nucléaire).

Para além dos alunos e da professora participante, a formação irá beneficiar, na EPM-CELP, quatro professores da Escola com formação na área da Física de Partículas. De referir que este ano, a ação teve apoio do Instituto Camões, da CERN, da Agência Ciência Viva e decorreu num ambiente científico internacional. 

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