A brinquedoteca foi decorada com cores alegres, brinquedos e possui diferentes materiais didáticos, desde livros de contos de fadas, anedotas, advinhas e diversos jogos. Possui, também, um espaço de leitura, de pintura e de lazer. De acordo com Luísa Antunes, presidente da Comissão Administrativa Provisória (CAP) da EPM-CELP, o ato reflete a visão e missão da instituição na promoção dos direitos humanos e na educação para a cidadania, em todos os níveis de escolaridade.
“Já desenvolvemos com os nossos alunos aqui no HCM diversos projetos de solidariedade. Para nós é uma honra ajudar o próximo. Tenho dito sempre aos nossos estudantes que, quando saírem da EPM-CELP, levem, para além das notas académicas, valores que lhes sirvam para a vida, como serem bons cidadãos do mundo”, disse a dirigente para quem “o espaço vai aliviar a angústia, a dor e a perceção de que o hospital é um lugar de tristeza”.
A entrega da Sala Lúdica é, para o diretor do HCM, Mouzinho Saíde, mais do que um gesto de concretização de missões ou visões dos parceiros. É um ato de amor. Por isso, sublinhou, “o nosso compromisso é utilizar bem este espaço. Esperamos que este espaço seja o outro lado da esperança, pois, segundo a Organização Mundial da Saúde, a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”.
Na ocasião, o diretor convidou algumas crianças da unidade para inaugurarem os brinquedos e explorarem o espaço.