A escritora moçambicana Teresa Noronha, professora e editora de livros na EPM-CELP, recebeu ontem o Prémio PEN Club 2022, na categoria de narrativa, pelo seu primeiro romance “Tornado”, publicado em 2021, ano em que a mesma obra conquistou, também, o Prémio Maria Velho da Costa, outorgado pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).
Instituído pelo PEN Clube Português (Poetas, Ensaístas e Novelistas), o prémio é atribuído anualmente à melhor obra publicada no ano anterior, na modalidade de Romance, desde 1981.
De acordo com a escritora premiada, trata-se de uma distinção relevante e prestigiosa para a carreira, sobretudo no contexto do primeiro romance. Apesar de não constituir o motor interno da escrita, o prémio confere confiança, validação e reconhecimento, através de um olhar externo. Pois, como qualquer arte, a escrita consagra uma motivação interna que, embora difícil de denominar, é o âmago da sua expressão. “O que nos move não é racional, não sei dizer donde surge, trata-se de uma coisa sempre subjetiva... a leitura e a admiração pela palavra é que me levam a participar neste mundo literário”, concluiu Teresa Noronha.
Brevemente a EPM-CELP divulgará nesta página uma entrevista que fez recentemente à escritora premiada.
A EPM-CELP endossa calorosas felictações à escritora e colega Teresa Noronha.