dia dos mortosSuspense e momentos de cumplicidade foram os sentimentos presentes na quarta-feira, dia 2 de novembro, no Auditório Carlos Paredes, onde alunos dos 8.º e 9.º anos do ensino básico da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) reuniram-se para, entre várias atividades, assistir ao filme de animação “Encanto”, exibido no âmbito do Dia dos Mortos, assinalado entre 31 de outubro e 2 de novembro. Estudantes e professores uniram o cinema e as artes plásticas numa simbiose única, promovendo métodos de pesquisa, espírito crítico e criativo.

O “Encanto” é um filme de animação da Disney, que decorre na Colômbia. Nela, a família Madrigal e a comunidade em volta da sua casa, é cercada por montanhas, que os deixam protegidos dos maus do mundo. Porém, a família Madrigal é dotada de magia. Cada um dos integrantes da família tem um poder mágico que é usado para ajudar a comunidade. Apesar da família ser dotada de magia, apenas um integrante dela não recebeu seu dom quando tinha cinco anos. Mirabel, que sempre tenta ajudar a família e a comunidade como consegue, mas não importa o que faça, ela nunca consegue agradar sua Abuela.

Por isso, como que a corroborar a temática, os desafios de entrelaçar a sétima arte e educação visual foram propostos aos alunos das turmas “7ºA”, “7ºB”, “7ºC”, “8ºD”, “8ºE” e “8ºF”, para a criação de bilhetes (no formato A6), com imagem gráfica, alusivo ao tema do Dia dos Mortos, que posteriormente foram selecionados pelos professores Inês George e Uriel Guerra e, os três bilhetes vencedores de cada ano, foram repartidos por todos os alunos na exibição do filme.

Venceram o desafio os alunos Maria Bourguignom (1.º lugar), Alliyah Silva (2.º) e Guilherme Gonelha (3.º), no 7.º sétimo ano, e Mafalda Lopes (1.º); Teresa Vaz (2.º) e Martim Lopes (3.º), no 8.º ano.

O Dia do Mortos é uma celebração tradicional mexicana que honra os falecidos. Começa no dia 31 de outubro e vai até dia 2 de novembro, coincidindo com tradições católicas na América Latina. A UNESCO declarou a celebração mexicana como Património Imaterial da Humanidade.

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo