MABUOMabuko Ya Hina conclui missão na Biblioteca Pública Distrital da Ilha de Moçambique, no âmbito da parceria existente entre a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., na Componente 3 do Projeto “Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique”.

Após a dinamização de 6 Módulos de Formação presenciais e de 5 Módulos de Formação a distância, nas áreas da Gestão e Dinamização de Bibliotecas”, Ana Albasini, docente da EPM – CELP e Coordenadora do Projeto Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros), visitou a Ilha de Moçambique, entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro do corrente ano, para organizar a cerimónia de reinauguração da Biblioteca Pública Distrital. O evento aconteceu no passado dia 29 de novembro e contou com a presença da Vice-Presidente do Camões, Cristina Moniz, bem como do Secretário Permanente do Distrito da Ilha de Moçambique, Júnior dos Santos.

Nesta visita, Ana Albasini participou, também, na Sessão de Abertura da Comissão de Acompanhamento, fazendo, à semelhança dos demais parceiros do Projeto “Cluster da Cooperação Portuguesa”, a avaliação das ações levadas a cabo pela EPM – CELP, desde 2019 até 2022. Destaca-se, na avaliação feita pela docente, a conclusão das tarefas propostas com vista à reorganização e reinauguração da Biblioteca Pública Distrital da Ilha de Moçambique.

Não obstante a conclusão do Plano de Intervenção na BPDIM, Mabuko Ya Hina continuará a apoiar as Técnicas desta Biblioteca, organizando a visita das mesmas a Maputo, prevista para março de 2023, com o objetivo de conhecerem outras bibliotecas e de recolherem experiências de dinamização destes espaços. Continuará, também, a apoiar as Técnicas Bibliotecárias na planificação de atividades e na definição de estratégias para um bom funcionamento da Biblioteca Pública Distrital da Ilha de Moçambique.

A agenda da visita da docente Ana Albasini à Ilha de Moçambique contou, igualmente, com a realização de encontros de trabalho com o Movimento de Advocacia, Sensibilização e Mobilização de Recursos Para Alfabetização (MASMA), com o intuito de se programar as formações, na área da Alfabetização de Adultos, que serão dinamizadas em 2023.

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo