web festa.final 08 web festa.final 09
web festa.final 08 web festa.final 09
“Sustentabilidade” é a designação de uma exposição organizada pela Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), em parceria com cinco artistas moçambicanos, Nino Trindade, António Silimo, Jorge Cupula, Arsénio Magagule e Gilberto Muzilene, que, a partir da transformação de materiais recicláveis em pinturas e esculturas trabalhadas em ferro e em pau, desenhos em esferográfica sobre cartolina e cartão micro-canelado raspado, máscaras em materiais de metal reutilizado e aguarelas em cartão reutilizado, propõem-se pensar o tempo e o espaço, enquanto principais vítimas do consumismo.
expo 2Com esta coletiva, os artistas propõem-se, igualmente, refletir sobre as várias incertezas atinentes ao presente da Humanidade no que ao consumo sustentável diz respeito. E explica António Silimo: “Eu, como artista, já estou a fazer a minha parte. Quando reutilizo o papelão, permito que este produto – muitas vezes lixo – não inunde as ruas. Imagine se fôssemos muitos os artistas com essa técnica de reciclagem, teríamos uma cidade limpa”.
web festa.final 08  expo1epm
Os artistas reaproveitam todos os materiais que, de outro modo, prejudicariam o ambiente, por isso sustentam-se como mestres da consciencialização. “Consciencializar as pessoas é uma questão que leva tempo, mas, graças a esta oportunidade, tivemos outro tipo de público, crianças, adolescentes e jovens, que irá certamente divulgar a mensagem. A adesão por parte deles e o contacto que tivemos com eles, tanto na exposição como nas salas de aula, trarão mudanças significativas na forma como irão olhar o mundo”, explicou Silimo.

A trabalhar a arte há mais de uma década, Jorge Cupula vê na reciclagem um alicerce das suas construções. Trabalha o ferro, o alumínio e dá formas e sentidos a todos os materiais metálicos, vendidos, às vezes, por catadores de ferro, vizinhos, principalmente crianças, que lhe cedem a matéria prima por não encontrarem nela algum sentido. “Eu trabalho mais com panelas velhas, plásticos, ventoinhas e tampas estragadas, chapas de zinco, e muito mais. São materiais que muitas vezes apanho na rua ou nos txovas”, disse o artista para quem “é sempre bom partilhar o meu conhecimento técnico com as crianças”.
expo6A amostra destaca o tema da Sustentabilidade do Homem na Terra como eixo estruturante do Plano Cultural de Escola da EPM-CELP para 2022/2023 e mostra-se como uma proposta universal que, por isso, não quer apenas pensar o impacto ou as consequências do consumismo no Mundo, mas colocar a comunidade educativa a apreciar o belo da arte. Os presépios, as esculturas trabalhadas em ferro, as máscaras em materiais de metal reutilizado, as figuras humanas em arame e outros materiais reciclados são disso um exemplo de atrativos expostos no átrio central da EPM-CELP.
web festa.final 08 web festa.final 09

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo