De 25 a 27 de novembro de 2022, a turma do 11.ºA1 realizou uma saída de campo ao arquipélago da Inhaca no âmbito das disciplinas de Biologia-Geologia e Educação Física. Esta saída de campo teve como finalidade a observação e identificação da biodiversidade local, a sensibilização para questões ambientais relacionadas com a intervenção antropológica, nomeadamente a poluição e a erosão costeira, bem como a promoção de momentos de confraternização e fortalecimento das relações interpessoais.
Na sexta-feira, dia 25 de novembro, a turma partiu de Maputo via barco em direção à Inhaca, com passagem pela ilha dos Portugueses. Após o almoço, passámos uma bela tarde de praia no extremo sul da ilha: praia da Ponta Torres, um dos mais emblemáticos pontos turísticos da ilha, onde observamos as formações geológicas e as adaptações dos mangais.
O dia seguinte contou com a visita ao Museu de Biologia Marinha da Inhaca e ao Herbário, intercalado com a realização de atividades físicas. Com estas atividades, tivemos a oportunidade de adquirir conhecimentos históricos e biológicos da ilha, com a visualização da coleção de espécies do museu e do herbário. De seguida, explorámos o “saco da Inhaca”, numa atividade acompanhada de um especialista da UEM, que nos deu a conhecer as diferentes espécies de mangal presentes na ilha e as suas adaptações morfológicas e fisiológicas. O entusiasmo de alguns alunos foi tanto que recolheram amostras físicas destas mesmas espécies, o que resultou na criação de um “mini” herbário escolar. O tempo era escasso, mas o encontro com o régulo era inevitável, pelo que, ao início da tarde, rumámos ao norte da ilha. Após um momento de partilha enriquecedor, seguimos a nossa viagem até ao Farol, o local de maior altitude da ilha, onde pudemos ter uma espetacular vista panorâmica da mesma e do que a envolve. Em ambos os dias, a atribulada jornada terminou com um jantar no restaurante Tropical, onde degustámos a gastronomia local.
No último dia, apesar dos constrangimentos meteorológicos, fomos ainda capazes de fazer uma caminhada pela praia, na qual não faltaram estrelas-do-mar e crustáceos.
No final, tudo se resumiu a um fim de semana memorável, marcado, não só pela oportunidade de aprendizagem, mas também por risos, convívio, e tudo aquilo que faz destes momentos inesquecíveis. Os alunos mal podem esperar pela próxima visita, ficando a dica para os nossos futuros professores…
Texto: Ana Reis e Rodrigo Garrido, alunos do 11ºA1