VISITA MANHIÇANo passado dia 15 de novembro, a turma A1 do 12.º ano realizou uma visita de estudo ao Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM), no âmbito da disciplina de Biologia.

O Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM) criado em 1996, é um centro de investigação altamente especializado e com forte capacidade de investigação em doenças transmissíveis prevalentes em Moçambique, com particular enfoque nas principais causas de mortalidade no país (Malária, HIV/SIDA, Tuberculose e doenças bacterianas). A atuação do CISM centra-se na pesquisa. Para tal, conta com plataformas de pesquisa (vigilância geográfica e demográfica e vigilância de morbilidade), serviços de apoio à pesquisa (laboratório, tecnologia de informação, gestão e análise de dados) e formação. Gera também evidência científica, capaz de influenciar a elaboração e atualização de políticas sanitárias em Moçambique e no Mundo, e cria líderes científicos não somente para a sustentabilidade do Centro e para o desenvolvimento das capacidades de investigação em saúde em Moçambique, como também para liderar o desenvolvimento do país no sector da Saúde.

Esta visita foi planeada com os objetivos de os alunos refletirem e aprenderem com o trabalho realizado no CISM, assim como, contribuir para as suas decisões profissionais futuras. Durante a visita, os alunos aprenderam metodologias de extração de ADN de microrganismos (patógenos), técnicas de PCR para amplificação de ADN de organismos de interesse, processos usados em genética.

Os alunos puderam, ainda, visitar os laboratórios de parasitologia, bacteriologia, biologia celular e molecular, o insectário, onde há a produção de mosquitos e a sua análise morfológica, que serve para ajudar no combate à Malária.

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo