O mês de dezembro traz consigo um espírito de solidariedade, felicidade e amor sempre necessário na vida de todos nós e, este ano, a UPA tentou introduzir também uma consciência sustentável nesta época caracterizada também pelo desperdício.
Com estes pilares em mente, a UPA organizou-se para fazer uma recolha de donativos ao longo deste mês, em parceria com a Associação de pais, na corrida solidária. Após a recolha dos diversos bens, a nossa associação, no dia 21 de dezembro de 2022, fez uma visita ao orfanato para crianças especiais, Dom Orione, para entregar os donativos e passar algum tempo de qualidade com a comunidade da instituição.
Neste dia, os membros da UPA e outros alunos voluntários tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre a origem deste orfanato e ouvir algumas das histórias das crianças que lá residem. Todos com um passado, dificuldades e capacidades diferentes mas algo em comum, a sua humanidade, força de viver e, essencialmente, resiliência.
A UPA pretende disseminar uma mensagem da solidariedade, porque tal como o orfanato Dom Orione, existem várias instituições que vivem à base da donativos e sem os mesmos as crianças passam momentos difíceis de escassez. Portanto encorajamos a que não só doem nestes momentos de festas e celebrações, mas sim de uma forma mais constante, pois o bom funcionamento destas instituições, que visam ajudar no desenvolvimento destas crianças, depende do espírito de bondade dos demais.
A UPA entrou nesta aventura como o intuito de trazer o espírito natalício a estas crianças e tornar esta altura do ano um pouco mais especial para as mesmas, criando momentos lúdicos incluindo dança e música, karaok, brincadeiras e claro a entrega das doações que foram previamente recolhidas.
Agradecemos a todos os que nos ajudaram a concretizar o nosso sonho de tornar este natal mais especial para estas crianças, e deixar bem presente este espírito de solidariedade.
UPA