Dizem os médicos que a pandemia da covid-19, que fustigou o mundo durante intensos dois anos, deixou cerca de 203 sequelas de longa duração nas pessoas contaminadas. Na Educação, a doença também criou desestabilização, gerando lacunas no processo de ensino e aprendizagem e na socialização. Quem assim pensa é o professor Pedro Tavares. Licenciado como professor do Ensino Básico, variante de Educação Visual e Tecnológica, conta com 24 anos de serviço, 13 dos quais na área de Gestão Escolar. Lecionou em várias escolas da região do Algarve, assim como na Escola Portuguesa de Díli – Centro de Ensino e Língua Portuguesa Ruy Cinatti e encontra-se atualmente na Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Língua Portuguesa, desde o ano letivo 2020-2021.
Nesta nossa rubrica “Duas Perguntas ao Professor”, Pedro Tavares afirma que não só de perdas foi feito o período da pandemia. Os professores, por exemplo, ganharam novas habilidades, desenvolvendo metodologias de trabalho que ultrapassam o conhecimento comum da maioria dos professores e obrigando-os reinventar-se.
Que dificuldades e desafios enfrentou no primeiro período deste ano, volvidos mais de dois anos de confinamento, onde as metodologias de ensino foram mais desafiadoras?
O início deste ano letivo, após dois anos completamente atípicos, no que concerne à prática normal de uma escola, viveu-se um misto de alegria e de preocupação. Alegria, pois a verdadeira essência de uma escola está na presença física dos seus mais importantes intervenientes, os alunos. Preocupação, porque, como educador e professor, apercebi-me das várias carências que os nossos alunos apresentavam, carências estas, não só a nível das aprendizagens, mas da socialização e também na destreza física. Se o período de confinamento e de aulas à distância nos ajudaram a desenvolver metodologias de trabalho que ultrapassavam o conhecimento comum da maioria dos professores, obrigando-nos a "reinventar" o ensino, este período que se segue, de regresso à escola, também apresenta desafios para superar as lacunas resultantes do ensino à distância. Todos tivemos que nos reajustar para dar resposta às dificuldades e necessidades dos alunos nesse período, assim como agora, regressados ao ensino presencial, envidamos esforço de forma a preparar os nossos alunos, de modo a que estes terminem o ciclo de ensino com as aprendizagens essenciais programadas.
Que perspetivas tem deste novo período?
Neste novo período já é possível observar uma evolução a nível da socialização entre pares e com os adultos (professor/funcionário), o que se reflete na motivação diária deles, em contexto de aula e fora, assim como na progressão da capacidade físico-motora. Espera-se que estas evoluções continuem a realizar-se de forma a permitir a assimilação plena das aprendizagens.