O projeto “Mabuko Ya Hina” (Os Nossos Livros) encerrou, na passada 6ª feira, a formação que decorreu na EPM – CELP, entre os dias 23 e 27 do corrente mês, subordinada ao tema “Dinamização de Bibliotecas Escolares e Maletas de Leitura” e destinada aos professores bibliotecários das escolas de Maputo, Matola, Majajane e Salamanga, integradas neste projeto.
Nesta formação, que contou com uma carga horária de 25 horas e com 22 participantes, partilharam-se experiências ao nível da dinamização das Bibliotecas Escolares e das Maletas de Leitura, procedendo-se à avaliação das atividades realizadas no ano letivo de 2022, do calendário escolar do Sistema de Ensino de Moçambique.
No âmbito do programa da formação, abordaram-se conteúdos como o funcionamento das equipas responsáveis pelas Bibliotecas Escolares e Maletas de Leitura, metodologias para a dinamização destes recursos, a importância da elaboração de um Plano de Atividades e de um Calendário Semanal de Visitas às Bibliotecas e de utilização das Maletas de Leitura, pelos alunos.
Na componente prática da formação, os professores bibliotecários elaboraram, em grupos, um exemplo de Plano Trimestral de Atividades e um exemplo de Calendário Semanal, assinalando, para o efeito, as classes abrangidas pelo projeto em cada trimestre letivo.
Posteriormente, cada grupo de formandos selecionou uma atividade do seu Plano Trimestral e preparou a dinamização dessa atividade. Os trabalhos foram apresentados no encerramento da formação, estando presente a Presidente da CAP da EPM – CELP, Luísa Antunes, a qual fez a entrega dos certificados aos formandos.
Espera-se que os professores bibliotecários, alguns afetos ao projeto “Mabuko Ya Hina” desde 2011, tenham saído mais enriquecidos desta formação e que a partilha de conhecimentos contribua para a continuidade e sustentabilidade deste projeto, reconhecido pelos professores como sendo de extrema importância para o desenvolvimento das competências de leitura dos alunos.