O mês de fevereiro foi rico no desporto. Sempre no seu característico espírito de fair play, os alunos da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) defrontaram, nos vários escalões, os seus congéneres da “Francesa”, “Americana”, da Costa do Sol ADPP, “Colégio Kitabu”, “Trichardt School”, entre outros, em torneiros de voleibol, basquetebol, futebol, e rugby, dentro e fora de portas. Entre vitórias, empates e algumas derrotas, os “epmianos” mantiveram a tradição: ganhar, sim, mas divertir-se, muito mais.
Nos dias 15 e 22 de fevereiro, por exemplo, com a inestimável colaboração dos alunos-árbitro Tiago Amorim, Kwesi Mapanzene e Rita Almeida, que em muito contribuíram para a qualidade dos jogos, na modalidade do basquetebol, as equipas sub14 da EPM-CELP, orientadas pelo professor Gonçalo Fonseca, e um da Escola Francesa Internacional de Maputo, defrontaram-se em dois jogos de sã convivência desportiva, nos quais se registou uma vitória para cada um dos conjuntos.
Outro encontro deu-se a 25 de fevereiro, desta vez com a Escola Internacional Americana de Moçambique (AISM, sigla em inglês), onde, sob o comando do treinador Inácio Bernardo, as equipas de sub18, em masculino, venceram a Trichardt School por 317-31, e, em feminino, a AISM e a Trichardt School por 15-12 e 17-15, respetivamente. Os resultados do dia ficaram assim:
Masculino
EPM-CELP 14-30 Colégio Kitabu
EPM -CELP 10-20 AISM
EPM-CELP 37-31 Trichardt School
Feminino
EPM-CELP 15-12 AISM
EPM-CELP 18-26 A Politécnica
EPM-CELP 17-15 Trichardt School
O futebol foi à chuva!
As equipas de sub14, masculinas e femininas, deram o seu melhor num torneio longo, que começou às 08H00 e terminou às 15H00, numa organização, mais uma vez, impecável da AISM. A nossa equipa feminina alcançou o quarto lugar e a masculina subiu ao pódio com um terceiro lugar, tendo os seguintes resultados:
Masculinos
EPM-CELP 20-0 MIIS
EPM-CELP 4-1 Enko Riverside School
EPM-CELP 2-6 Colégio Global (semifinal)
EPM-CELP 5-2 Enko Riverside School (jogo do 3º e 4º lugares)
Femininos
EPM-CELP 2-5 Favela United
EPM-CELP 9-0 Enko Riverside School
EPM-CELP 1-5 ADBF (semifinal)
EPM-CELP 0-3 Favela United (jogo do 3º e 4º lugar)
Rugby e Voleibol em combinação certeira
Enquadrado na 2.ª fase do Gustavis Cup, os “epmianos”, integrando as equipas combinadas com a Escola Francesa Internacional de Maputo e o Costa do Sol ADPP (esta última apenas no sub18 masculino), participaram no campeonato com resultados honrosos, tendo, nos sub14 femininos e nos sub16 e 18 masculinos, dado a oportunidade de os alunos Aleksys Almeida, João Noronha, Vítor Ribeiro, Madyo Macaringue e Daniel Trincheiras estrearem-se no desporto. Eis os resultados:
LFIGE+EPM-CELP 10-15 Rugbio Magoanine
LFIGE+EPM-CELP 15-10 Khongolote Rugby Clube
A equipa sub16 masculina, com o aluno João Noronha, obteve os seguintes resultados:
LFIGE+EPM-CELP 30-0 Costa do Sol ADPP
LFIGE+EPM-CELP 5-10
A equipa sub18 masculina, com os alunos Vítor Ribeiro, Madyo Macaringue e Daniel Trincheiras obteve os seguintes resultados:
LFIGE+EPM-CELP+Costa do Sol ADPP 5-15 ADEDAR
LFIGE+EPM-CELP+Costa do Sol ADPP 10-5 Khongolote Rugby Clube
A 25 de fevereiro, inserido na jornada de abertura nos escalões sub16 e sub18, da Época da Federação Moçambicana de Rugby, as equipas combinadas da “Francesa”+EPM-CELP de sub16 feminina e outros de sub18, integrando uma equipa mista com o Maputo Rugby Clube, participaram na Jornada de abertura desses escalões etários, uma organização da Federação Moçambicana de Rugby.
No voleibol, as duas equipas, feminina e masculina, orientadas pelo professor Antero Ribeiro, jogaram com as suas congéneres da AISM nos dias 25 de janeiro (jogo masculino), 8 de fevereiro (jogo feminino) e 22 de fevereiro (jogo masculino). A equipa masculina venceu a sua vizinha “Americana” por duas vezes, uma por 2-1 e outra por 3-1.
Por seu turno, a equipa feminina não conseguiu levar a melhor sobre a equipa da AISM. O resultado foi 1-2 a favor da AISM. O próximo jogo, desta série, será no dia 8 de março, entre as duas equipas femininas.