masterclass fisicaA Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), através das Mãos na Ciência-Clube de Ciência Vivia na Escola (CCVnE), em parceria com a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN, sigla em inglês) e a Faculdade de Ciências da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), coorganizou, no dia 2 de março em curso, a 1.ª edição da MasterClass sobre física de partículas.  A sessão, que teve lugar na mais antiga universidade do país, teve como objetivo principal levar alunos do secundário à universidade para terem contacto com o CERN, a física de partículas, e o ambiente universitário que os espera no futuro. 

A avaliar o impacto, a organização traz um balanço positivo dado o interesse e o empenho dos alunos participantes. Os alunos do 12.º ano de Física, Bruno Stank, Tiago Guerra e Tiane Couto, puderam, assim, ver o seu currículo enriquecido, uma vez que, através de videoconferências e do contacto com investigadores do CERN, tiveram a oportunidade de analisar dados reais obtidos a partir da Experiência Atlas partilhada com os seguintes institutos: Panjin (Índia), Colmar (França), Rabat (Marrocos) e Nápoles (Itália). 

Para além do conhecimento sobre física de partículas e o trabalho realizado no CERN, a atividade mostrou ainda a importância da colaboração internacional que se realiza em Ciência. Atualmente, a Ciência procura equipas multidisciplinares mais do que líderes. A nossa escola pretende, desta forma, preparar os seus alunos para o futuro.  

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo