Os alunos da turma do 10.º ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo, da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), no âmbito dos módulos de Técnicas de Informação e Animação Turística (TIAT), Geografia (Recursos Hídricos), em articulação com os módulos de Operações Técnicas em Empresas Turísticas (OTET), Técnicas de Comunicação em Acolhimento Turístico (TCAT), Área de Integração (AI) e História, visitaram durante a tarde de terça-feira, 14 de março, o antigo Museu das Pescas, atual Museus do Mar, onde tiveram a oportunidade de explorar os diversos espaços e observar situações práticas relacionadas com a cultura e identidade do povo moçambicano.
Aos alunos foi também explicada a mudança do nome do Museu, pois o conceito de mar é mais abrangente, permitindo assim, o “crescimento” do museu noutras vertentes, não só diretamente relacionadas com o que o visitante pode admirar in loco, mas, também ao nível de pesquisa e investigação, permitindo outro tipo de aproveitamento e rentabilização de informação e parcerias.
Os alunos tiveram oportunidade de interagir com o Guia do Museus do Mar, Sr. Almeida, e com um dos elementos do Gabinete de Comunicação do Museu, Dr. Abílio. Foram colocadas algumas questões e houve também disponibilidade para ouvir algumas histórias relacionadas com a temática daquele Museu.
Atendimento e receção, interesse arquitetónico do edifício, observação dos circuitos de visita e dos sistemas de sinalética e informação, bem como, exploração de áreas de acolhimento como centros interpretativos ou zonas de lazer, foram alguns dos temas abordados. Ali, os alunos puderam apreender o património da cultura pesqueira com uma conceção museológica que dá a conhecer os modos de vida das comunidades que recorrem a técnicas piscatórias em interação com o ambiente aquático e o território. Outro dos temas abordados foi o da sustentabilidade. Além dos módulos envolvidos, os alunos irão trabalhar estes conteúdos nos módulos de Inglês e de Francês.
Esta foi mais uma sessão formativa prática que sustenta os conteúdos estudados em contexto de sala de aula, visando estimular e aprofundar conhecimentos inerentes a um futuro técnico ligado ao setor do turismo.