Os jogos são grandes aliados no ensino da Matemática, pois o jogo desencadeia situações nas quais o aluno, para além da fase de diversão inicialmente vista na atividade, parte para uma fase de análise de atitudes, desenvolvendo a autonomia necessária para o estabelecimento de conexões, raciocínios lógicos e consequentemente a construção do conhecimento. O aluno obriga-se a estabelecer estratégias, testando-as a fim de vencer o jogo.
Os alunos de duas turmas do 7º ano, 7ºE e 7ºF, foram pioneiros na aprendizagem do jogo moçambicano NTXUVA, o Xadrez Moçambicano. Com recurso a materiais do dia a dia e sob orientação das professoras Sara Piscarreta e Maria da Luz Fonseca e a colaboração dos professores estagiários de Matemática da Universidade Eduardo Mondlane, Leopoldina Matias e Albano Viega, foi proporcionado aos alunos uma aula diferente, aprender a brincar. Aprender a jogar um jogo de tabuleiro muito popular, considerado património de Moçambique e de África.
Foi interessante verificar que alguns alunos conheciam o jogo através dos seus avós e, após esta aula, ainda se mostraram mais interessados em conhecer mais sobre este jogo. A capacidade de resolver problemas e criar estratégias para vencer o adversário é um dos objetivos das docentes, para além de dar a conhecer aos alunos um legado cultural moçambicano.
Paralelamente, as duas professoras estabeleceram uma parceria com os professores de Educação Visual das duas turmas, Calisto Namburete e Inês George, com o objetivo de cada aluno desenvolver a sua criatividade e fabricar o seu próprio tabuleiro.
A atividade vai continuar… E prometemos mais encontros.