Mabukogorongosa1O Projeto Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros) alargou o seu campo de intervenção, integrando 10 escolas da Zona Tampão do Parque Nacional da Gorongosa (PNG). No âmbito desta iniciativa, decorreu, entre os dias 29 de maio e 2 de junho do corrente ano, no Centro de Educação Comunitária do PNG (CEC), uma ação de formação, subordinada ao tema “Dinamização de Maletas de Leitura”, promovida pela Docente da EPM - CELP e Coordenadora do Projeto Mabuko Ya Hina, Ana Albasini, e pela Colaboradora Rosário Chaveiro.

Participaram na Formação 20 professores das 10 escolas da Zona Tampão e 3 técnicos do CEC, os quais irão fazer a monitorização da implementação do Projeto “Mabuko Ya Hina”, assumido, na Gorongosa, como “Mabuko Anga”, tendo em conta as características linguísticas locais.

O projeto Mabuko Ya Hina tem caminhado, desde 2011, de Sul para Norte, tendo atribuído, no referido ano e em 2013, 20 Maletas de Leitura a escolas dos distritos de Maputo e Matola, Província de Maputo (Mabuko Ya Hina I e II); em 2015, 10 Maletas a escolas do distrito do Chibuto, Província de Gaza (Mabuko Ya Hina III); em 2021, 11 Maletas a escolas dos distritos de Inharrime e Inhambane, Província de Inhambane (Mabuko Ya Hina IV) e em 2023, 10 Maletas a escolas do distrito da Gorongosa, Província de Sofala (Mabuko Ya Hina V): EPC’s de Mucodza, Tazaronda, Nhataca, Nhauroi, Nhaussembe, Samora Machel, Pungue, Nhambita, Tsaca e Nhandemba.

Mabuko gorongosa2Sendo uma prática do Projeto Mabuko Ya Hina estabelecer parcerias com instituições, entidades ou organizações que possam acompanhar, no terreno, a implementação e dinamização do Projeto, na Província de Sofala, a EPM - CELP deu continuidade à parceria estabelecida, em 2017, com o Centro de Educação Comunitária do Parque Nacional da Gorongosa. No âmbito desta parceria, entre 2022 e 2023, a EPM - CELP, com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares e do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa, criou as 10 Maletas de Leitura que foram atribuídas às escolas da Zona Tampão, cada uma com 168 livros infantojuvenis. O PNG, por sua vez, organizou o transporte das Maletas, de Maputo para a Gorongosa, e toda a logística relativa à Formação dos Professores Bibliotecários.

Nesta ação de formação, partilharam-se conhecimentos, com os formandos, relativos à utilização das Maletas, enquanto recursos fundamentais para a promoção da leitura e para o desenvolvimento de competências de expressão verbal e escrita.

Os formandos avaliaram positivamente a capacitação e, tendo em conta o interesse demonstrado e a excelente participação dos mesmos, acredita-se no sucesso da implementação e dinamização do Projeto Mabuko Ya Hina, nas escolas da Zona Tampão do Parque Nacional da Gorongosa.          

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo