web mares 29jun20
A jornada marítima de Fernão de Magalhães, desenvolvida entre 1519 e 1522, (...), demarcando-se das demais pela sua ousadia e persistência, aliadas ao espírito de conhecimento experimental, característico da época, a expedição tornou-se pioneira nos contributos que trouxe às várias áreas do saber e responsável pela determinação da verdadeira dimensão do mundo.

Na vertente de Educação Artística, a Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) abraçou a proposta da REDE DE ESCOLAS MAGALHÂNICAS (REM), procurando, nos diferentes ciclos de ensino e faixas etárias, desenvolver temáticas orientadas para a construção de objetos artísticos que traduzam não apenas o espirito da época (de Fernão Magalhães) mas, sobretudo a ousadia aliada à experimentação de várias técnicas que contribui, amiúde, para a concretização de projetos artísticos relevantes de uma herança cultural e potenciadores da construção de um património. (clicar na ligação anterior ou na imagem grande para visualizar o vídeo)

Do 1º ano do 1ºciclo ao ensino secundário (11ºano de Artes Visuais), os alunos da EPM-CELP navegaram, conheceram e acolheram ideias na perspetiva criativa de imagens e objetos potenciadores de resposta ao desafio colocado pelo XXI Governo da República Portuguesa nas Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães, com desígnio de organizar as comemorações dos 500 anos da primeira volta ao mundo.

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