
Os nossos alunos passam, desta forma, a integrar um grupo de jovens de várias latitudes urbanas de Maputo, desprovido de tutelas escolares ou clubísticas, que, segundo o organizador da iniciativa – Almiro Conde, um entusiasta generoso das organizações desportivas há várias décadas -, visa ser o exemplo precurssor de um contágio saudável com mais jovens para uma prática desportiva desinteressada, informal e saudável, movida apenas pela paixão pelo jogo.
Não há memória recente de iniciativas na cidade de Maputo que visassem a difusão e implementação de prática informal, mas organizada, da versão “3x3” de basquetebol, também conhecida como “básquete de rua”, bastante mais próxima do gosto espontâneo e criativo dos jovens pelo basquetebol. Pouco exigente em recursos materiais e humanos e com uma organização competitiva elementar, o “3x3” presta-se a uma prática desportiva popular, capaz de oferecer uma alternativa saudável de ocupação dos tempos livres e momentos genuínos de convívio social. Foi o que sucedeu esta tarde no campo exterior da Escola Secundária Josina Machel.
Ao longo da tarde realizaram-se, ininterruptamente, vários jogos, com os atletas das várias equipas equipados com coletes de cores diferentes para identificação fácil em campo, que forneceram os seguintes resultados: Liceu Alvorada – EPM, 10-2; Josina Machel – Costa do Sol, 9-21; Costa do Sol – Liceu Alvorada, 19-0; EPM – Costa do Sol, 3-13; Liceu Alvorada – Josina Machel, 3-14 e EPM-Josina Machel, 3-5.
