A primeira comunicação, com o título “Como aprendemos juntos? Trabalho colaborativo entre professores do Departamento de Educação Física e Desporto Escolar da Escola Portuguesa de Moçambique”, recebeu o primeiro prémio de boas práticas em contexto profissional. A segunda, intitulada “Como avaliamos juntos? Trabalho colaborativo entre professores do Departamento de Educação Física e Desporto Escolar da Escola Portuguesa de Moçambique”, foi distinguida com uma menção honrosa também na área das boas práticas em contexto profissional, a qual é equivalente ao segundo prémio. Estas foram as únicas distinções atribuídas pelo 10.º Congresso a comunicações livres na área das boas práticas profissionais no âmbito educativo.
As distinções reconhecem a aposta que o Departamento de Educação Física e Desporto Escolar da EPM-CELP vem fazendo há já vários anos: o trabalho em equipa e uma aprendizagem colaborativa que assenta, fundamentalmente, na implementação de processos de supervisão pedagógica partilhada. Esta é desenvolvida interpares quer através de vários momentos de aferição, ao longo do ano letivo, das aprendizagens dos alunos, cujo momento alto é a realização das provas globais no final de cada ano escolar dos quarto, sexto e nono anos, quer pelo processo interno de heteroformação contínua ao longo ddo ano. Esta prática colegial tem permitido ao Departamento de Educação Física e Desporto Escolar da EPM-CELP aferir e definir melhor todo o sistema de avaliação das aprendizagens dos alunos, o seu real currículo e as suas metas contextuais, bem como perspetivar as reais necessidades ao nível das instalações, materiais e formação.
O 10.º Congresso Nacional de Educação Física versou o tema “Educação Física – Desporto – Exercício e Saúde: Diferentes Contextos Profissionais – Princípios e Valores Comuns” e teve lugar de 7 a 9 de julho na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto sob a organização conjunta do Conselho Nacional das Associações de Professores e Profissionais de Educação e da Sociedade Portuguesa de Educação Física.
O reconhecimento de que foi alvo a EPM-CELP valida a qualidade do trabalho em desenvolvimento na nossa Escola e constitui forte incentivo para a constante melhoria das práticas de ensino e de aprendizagem em favor da construção de uma cidadania ativa e saudável dos nossos alunos.