web 1
O projeto “Gubuta A Thinsuna, Evita a Malária” do Pré-Escolar da EPM-CELP conquistou o primeiro lugar do Prémio Ciência na Escola no decorrer da 13.ª Mostra Nacional realizada em Portugal, na Escola Secundária do Pinhal Novo, concelho de Palmela, onde estiveram patenteados os 100 projetos finalistas. O nosso participou no primeiro escalão no qual garantiu a primeira posição na lista dos 15 concorrentes.

O Prémio Ciência na Escola é uma iniciativa da responsabilidade conjunta da Fundação Ilídio Pinho e dos ministérios da Educação e da Economia de Portugal. O nosso projeto “Gubuta A Thisuna, Evita a Malária”, o único fora da Europa, foi um dos 15 escolhidos pelo júri para integrar o primeiro escalão do total de 100 finalistas presentes na 13.ª Mostra Nacional, onde o nosso “stand” recebeu as visitas simultâneas do primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e do ministro de Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

A realização de pesquisa sobre plantas nativas de Moçambique, entre outras, com capacidade repelente de mosquitos e a investigação sobre o ecossistema e o ciclo de vida daquele inseto serviram como ponto de partida da exploração e incentivo da curiosidade dos miúdos, fazendo surgir o projeto “Gubuta A Thinsuna, Evita a Malária”. Contou com as participações da Universidade Eduardo Mondlane e do Centro de Investigação da Manhiça, cujos apoios serviram para a identificação das plantas adequadas ao clima do país, bem como as suas funções.

A EPM-CELP logrou a aprovação de quatro projectos na 13.ª edição do «Ciência na Escola», mas apenas o do combate à malária, do Pré-Escolar, integrou o lote dos 100 finalistas.

web 2 web 3.lis

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo