
A participação dos nossos alunos no certame foi preparada em contexto de sala de aulas no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica, sob coordenação da professora Rita Pereira. Gabriel Teixeira expôs, em desenho, a ideia de um “Ar Condicionado Mágico”, o qual deve trazer alguma luz no escuro e um pouco de resfriamento do ar. O projeto, segundo contou o autor à organização da competição, “nasceu do medo que tenho do escuro e da necessidade de dormir sempre com uma luz de presença.

António Pedro projetou a “Trotinete Limpadora”, a qual pode ser usada para limpar o chão. A ideia surge, segundo a explicação do aluno, da necessidade de suavizar os trabalhos de limpeza da casa que se podem “tornar numa atividade divertida”. Na mesma perspetiva de soluções e divertimento foi criada “a Caixa Secreta” da autoria de César Miguel, que explica a sua invenção pela necessidade de as pessoas terem “uma caixa onde possam ter alguns segredos guardados ou objetos pessoais”, concluiu.
Fundada a partir da ideia simples de tornar os sonhos das crianças cada vez mais concretizáveis, a organização “MyMachine Dreams” busca estimular a criatividade e inovação na educação, capacitando os alunos com competências para intervirem no contexto onde se inserem, pensar o território, identificar claramente um problema ou necessidade e, na sequência, construir ferramentas capazes de resolver o problema.
Implementado em diversos países, o projeto “MyMachine Dreams” tem como objetivo promover as áreas científicas e tecnológicas do saber, através de metodologias colaborativas entre crianças e o ensino universitário, transformando ideais de máquinas em realidade.