
O Dia Mundial do Ambiente, assinalado a 5 de junho, foi, este ano, na EPM-CELP, celebrado numa turma do quinto ano do ensino básico e nas dos finalistas do pré-escolar por iniciativa de alunas da turma A1 do 12.º ano, no âmbito das suas atividades na disciplina de Biologia.
A 6 de junho, de manhã, as alunas Beatriz Amado, Carole Inglês e Jéssica Magaia levaram um pouco do meio ambiente à sala do 5.º F. A aula iniciou-se com uma pequena apresentação em que os alunos foram incentivados a participar, respondendo a questões como “O que é a poluição?”, “O que podemos mudar para proteger o ambiente?” e “Quais as ações mais frequentes que levam à poluição do meio ambiente?”. Os alunos responderam com ânimo e entusiasmo, demonstrando estarem alerta para os perigos da poluição e terem consciência do que devem fazer para os atenuar. De seguida, a turma dividiu-se em três grupos e cada um seguiu para o exterior com as alunas-«professoras» para a recolha de seres vivos: pequenos insetos, formigas e folhas das mais variadas plantas, nomeadamente. Ao voltarem à sala de aula, observaram o conteúdo recolhido em lupas, demonstrando interesse e fascínio pelo «aumento» da vida aos olhos de cada um.
Já no dia 7, os alunos finalistas do pré-escolar tiveram a oportunidade de passar uma manhã um pouco diferente do habitual: falar sobre o meio ambiente e interagir com alunas mais velhas em sala de aula. Demonstraram, também eles, saber muito acerca do problema que nos assombra cada vez mais e, apesar de pequeninos, revelaram-se conscientes dos perigos e consequências da poluição, referindo até chuvas ácidas, buracos na camada de ozono e diminuição da biodiversidade. No final da pequena conversa, todos os alunos desenharam o que seria para eles uma representação do meio ambiente: ora como gostariam que fosse, limpo e saudável, ora como se está a tornar, sujo e desagradável à vista.As pequenas interações foram não só importantes para alertar os alunos mais novos, como também para desenvolver as suas visões sobre este problema cada vez mais considerado “uma invenção”.
![]() |
![]() |
![]() |




Subscrever sinal RSS