Alunos das turmas D e F do sétimo ano do ensino básico da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) participaram no “GeoCaching”, um projeto-piloto interdisciplinar dinamizado pelo grupo de Geografia/Economia a 27 de abril último, nas nossas instalações. Uma atividade que, de forma lúdica, explorou várias áreas de estudo e teve início ao final da tarde com prolongamento para a noite e pernoita na Escola.
O coordenador do Departamento de Ciências Exatas e Experimentais, José Tomé, afirmou que a iniciativa é um “tipo de atividade que deve ser repetido e aprofundado, sendo um bom exemplo de interdisciplinaridade”. O projeto-piloto dinamizado pelo grupo disciplinar de Geografia/Economia, em parceria com outras áreas disciplinares, deverá repetir-se no próximo ano, com uma outra logística e com recurso, por exemplo, à localização através de um GPS.
Mónica Oliveira, professora dinamizadora da iniciativa, esclareceu que “quis promover um encontro diferente e rentabilizar os conhecimentos geográficos de duas turmas que estão a iniciar o tema da Geografia”, destacando a natureza da atividade interdisciplinar que contou com a presença de professores das disciplinas de Matemática, Ciências Físico-Química, Ciências Naturais e Educação Física. Em jeito de balanço, Mónica Oliveira revelou que alunos e professores gostaram bastante da atividade, pelo seu caráter lúdico-pedagógico, confessando ser seu desejo que o “geocaching” se repita no próximo ano letivo, de forma mais estruturada e participada pela comunidade escolar, com “grandes estações disciplinares”, concluiu.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |