
No âmbito das comemorações do Dia da Internet Mais Segura 2019, que hoje se assinala sob o lema “Online pelos Direitos Humanos”, os alunos dos quinto, sétimo e oitavo anos do ensino básico da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) expuseram, no átrio central, os seus trabalhos sobre o tema, como um vídeo e uma série de cartazes com advertências sobre a segurança no uso da Internet, que oferece várias ameaças.
O vídeo, em forma de tutorial, fornece conselhos sobre a divulgação de informações pessoais, colocação de fotografias, as relações interpessoais via internet, a necessidade de manter atualizada a aplicação antivírus e a atenção aos e-mails e “links” duvidosos, entre outros alertas sobre o mundo da internet, sem ignorar as vantagens e desvantagens deste meio. Por sua vez, os cartazes ilustram as várias aplicações “web”, casos de Google, o You Tube, o Facebook, o Twitter, o Messenger, o Skype, o Gmail, o WhatsApp, Hotmail, e muitas outras.
O Dia da Internet Mais Segura tornou-se um evento marcante no calendário da Cidadania Digital, sendo hoje comemorado em mais de 100 países distribuídos por todos os continentes.