A visita iniciou-se às 10 horas, após duas de viagem, tendo a recepção e a sessão de boas-vindas sido feita por Tânia Machonisse, assistente de comunicação do CISM. Seguidamente, teve lugar a apresentação geral da instituição feita pela responsável da área de Formação e Comunicação, Teresa Machai, acompanhada pela doutora Cinta Moraleda. Para esta foi usado um conjunto de diapositivos com informações sobre a história do centro, a organização, visão e missão. Foram, ainda, explorados os problemas locais e nacionais relativos à pobreza absoluta e às doenças relacionadas.

Foi feita uma visita guiada aos vários departamentos do CISM, entre os quais diversos laboratórios (parasitologia, bioquímica, hematologia, bacteriologia, imunologia e biologia molecular) onde são feitas pesquisas e análises no campo da malária, HIV/Sida, tuberculose e doenças diarreicas, entre outras. Uma das principais actividades do centro é a área de investigação, para o desenvolvimento de uma vacina contra a malária, que se encontra actualmente nas últimas fases de teste para posterior utilização. Existe ainda um departamento de demografia, que controla a interacção entre o centro e a comunidade distrital, através da sondagem, diagnóstico e tratamento da população. Há um benefício mútuo, visto que a população fornece dados importantes à investigação ao mesmo tempo que é tratada e acompanhada.

O CISM realiza workshops, seminários, estágios, formação de pessoal técnico e financia cursos de pós-graduação, o que o torna mais do que um centro de saúde.

Como o tema central do programa de Biologia do 12.º ano é “Como melhorar a qualidade de vida dos seres humanos?” foi importante para os alunos familiarizarem-se com métodos e técnicas que contribuem para essa melhoria. Constituiu motivo de grande alegria encontrar um centro desta categoria em Moçambique, preocupado com as questões da melhoria da qualidade de vida das populações.
Alunos do 12.º A

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo