O projecto foi apresentado aos miúdos do Pré-Escolar através de histórias de solidariedade contadas pelos alunos do 3.º ano. A partir daqui desencadeou-se uma série de actividades em conjunto que possibilitaram a operacionalização do Projecto Solidariedade. Aos pares – um do 3.º ano e outro do Pré-Escolar -, os alunos foram fazendo desenhos alusivos aos temas, enquanto os miúdos mais velhos elaboraram os cartazes de divulgação e os mais pequenitos pintavam os caixotes. A distribuição dos caixotes e a afixação dos cartazes ficou a cargo das turmas do 3.º ano.
Terminado o período de recolha de material, portanto, após 16 de Março, os alunos da EPM-CELP farão uma visita à Escola Primária Completa da Munhuana para entrega do material recolhido e realização de actividades conjuntas com os colegas daquele estabelecimento de ensino. Ocasião, ainda, para os alunos de ambas as escolas assistirem a uma sessão de histórias contadas pelas professoras Ana Albasini e Tânia Silva.
O Projecto Solidariedade visa favorecer o contacto de alunos entre diferentes ciclos de ensino, permitindo aos do Pré-Escolar vivenciarem situações de sala de aula do 1.º Ciclo, antecipando-se, assim, o cenário do próximo ano lectivo. Procura desenvolver, também, a sensibilidade social dos alunos para as questões cívicas e promover a compreensão da solidariedade, fomentando atitudes cívicas e reflexivas. Por outro lado, desenvolve, igualmente, habilidades pessoais, emocionais e sociais nos alunos envolvidos e desenvolve a capacidade de trabalho em grupo.
![]() |
![]() |