Alunos das turmas dos terceiro e quarto anos do ensino básico da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) participam desde o início de fevereiro em jogos matemáticos cujo objetivo é promover o gosto pela disciplina. A atividade, em estreia na Escola e dinamizada pelas professoras Sara Piscarreta e Maria da Luz Fonseca, surge no âmbito do projeto Jogos Matemáticos.
Dezenas de alunos do 11.º A1 e de algumas turmas do 12.º ano da EPM-CELP envolveram-se, entre os dias 29 de janeiro e 1 de fevereiro, em ambiente bio-sociocultural, em estudo de campo e na certificação em mergulho profissional na Ponta do Ouro, cujo objetivo era explorar vários problemas ambientais que afetam a região, resultantes da ocupação antrópica ao longo dos últimos anos e explorar a biologia marinha existente, integrando sempre as aprendizagens essenciais das aulas de Biologia do 10.º ano e de Geologia do 11º ano do ensino secundário.
Nos dias 7 e 8 de fevereiro, os alunos do 6º ano participaram numa visita de estudo à Fortaleza e ao Museu da Moeda, acompanhados pelos Diretores de Turma e professores.
Saímos da Escola de manhã, às 7:45, cada turma em seu autocarro. A excitação era muita. Afinal, era a primeira saída depois de meses de contenção e de confinamento. A primeira paragem foi na Fortaleza, localizada junto ao Porto de Pesca, na Praça 25 de Junho, e que representa um dos principais monumentos históricos da cidade.
Os alunos do 12.º A3, da área das Artes, que produzem o Jornal escolar Dez Minu(tus), receberam, hoje, um prémio de assinatura digital do jornal português Público. De acordo com Inês George, professora e coordenadora do Projeto Cultural de Escola - Plano Nacional das Artes, a distinção do Ministério da Cultura, em parceria com o Jornal Público e o Plano Nacional das Artes, permite o acesso às notícias do jornal, de forma ilimitada, e aos conteúdos exclusivos, incentivando o compromisso cultural com a comunidade educativa, a criação e promoção cultural numa lógica de inclusão e aprendizagem, no âmbito do Plano Cultural de Escola.