Bem-vindo!

Esta página está disponível para consulta das notícias e outros artigos, que foram sendo publicados ao longo dos cerca de 15 anos em que esteve ativa, até Julho de 2023,  quando foi substituída pela atual página principal da EPM-CELP, de modo a manter vivo este registo histórico da Instituição.

Português Inglês

Objetivos

  • Desenvolver e aprofundar as competências linguísticas, pragmáticas e sociolinguísticas em situações do domínio pessoal e público;
  • Desenvolver e aprofundar o conhecimento da língua e da comunicação, através da reflexão sobre: a estrutura do sistema linguístico e da gramática dos discursos orais e escritos que regulam a comunicação do quotidiano público, profissional e pessoal;
  • Conhecer e aplicar regras psicológicas, culturais e sociais que condicionam a utilização da língua em quadros sociais específicos;
  • Conhecer aspetos relevantes da cultura portuguesa e do espaço lusófono, numa perspetiva contrastiva;
  • Promover a relação afetiva e intersubjetiva com a língua portuguesa;
  • Promover a capacidade de interagir culturalmente com o Outro.

Destinatários

Cidadãos com idade igual ou superior a 17 anos, para os quais o Português seja Língua Estrangeira e com o Ensino Secundário completo. Devem ainda conhecer o alfabeto latino.

Níveis

  • Iniciação - Nível A1
  • Elementar - Nível A2
  • Intermédio I - Nível Limiar B1
  • Intermédio II - Nível Vantagem B2
  • Avançado - Nível de Autonomia C1
  • Aprofundado - Nível de Mestria C2
  • Outras ofertas: Curso de Expressão Oral (destinado aos alunos que já tenham frequentado os níveis A1/A2 e que pretendam desenvolver competências linguísticas ao nível da oralidade).


Para a colocação dos estudantes em cada um destes níveis, serão consideradas as informações prestadas na ficha de inscrição e os resultados de um teste diagnóstico (teste de nível), realizado no 1º dia de aulas.

As informações que o estudante dá na ficha de inscrição devem ser verdadeiras e exactas para que a primeira avaliação da sua proficiência seja a mais adequada. Durante os dois primeiros dias do curso, os professores farão uma avaliação mais exata do nível dos estudantes e procederão a eventuais alterações do nível ou de turma.

Ajustamentos posteriores poderão ser efetuados, quer por sugestão dos docentes, quer por solicitação dos estudantes.

Módulos

Todos os cursos estão subdivididos em módulos, designadamente:

 

Quadro Europeu Comum de Referência

Os cursos de Língua e Cultura Portuguesas, ministrados na EPM-CELP, estão configurados de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência, relativamente ao nível de proficiência para Línguas Estrangeiras:

A1 - Nível de Iniciação Consegue compreender e utilizar expressões familiares e usuais e frases muito simples, para satisfazer necessidades simples e concretas.

É capaz de se apresentar e apresentar alguém e de lhe fazer perguntas - nome, morada, amigos, etc. - e de responder ao mesmo tipo de questões.

Pode comunicar de forma simples, se o interlocutor falar lentamente, de modo articulado, e estiver disposto a colaborar.

A2-Nível de Desenvolvimento Consegue compreender frases soltas e expressões utilizadas com frequência em assuntos prioritários (por exemplo, informações pessoais sobre compras, trabalho e família).

Pode comunicar, numa situação simples e habitual, sobre temas e actividades conhecidos. Pode descrever, com meios simples, uma pessoa, um local, um objecto, falar da sua formação, do seu meio e evocar um assunto do seu interesse.

B1 - Nível Limiar Consegue compreender os pontos essenciais de um discurso produzido numa linguagem clara e usual e quando se trata de temas conhecidos, de âmbito laboral, escolar ou relacionado com os lazeres.

É capaz de se desembaraçar, na maioria das situações de comunicação, durante uma viagem ao estrangeiro. Pode dar a sua opinião, de forma simples e coerente, sobre assuntos familiares e de seu interesse. Pode relatar um acontecimento ou uma experiência, descrever um sonho, uma esperança ou uma finalidade e fornecer explicações breves sobre um projeto ou uma ideia.

B2 - Nível Avançado Consegue compreender o conteúdo essencial de temas concretos ou abstratos, num texto complexo; compreende uma discussão especializada, no âmbito do seu domínio profissional.

É capaz de comunicar com um certo à vontade, permitindo que uma conversa com um interlocutor da língua nativa se efetue sem tensão entre ambos.

Pode expressar-se, de forma clara e detalhada, sobre uma grande variedade de assuntos. É capaz de dar opinião sobre um problema e referir as vantagens e inconvenientes das várias possibilidades.

C1- Nível de Autonomia Consegue compreender uma larga gama de textos compridos e difíceis, assim como entender sentidos implícitos.

É capaz de se exprimir, espontânea e fluentemente, quase sem dificuldade, aparentemente sem hesitar na escolha do vocabulário. Pode utilizar a língua, de forma eficaz e adequada, na vida social, profissional ou académica.

Emite opinião sobre matérias complexas, de forma clara e estruturada, é capaz de descrever ou relatar assuntos, pormenorizadamente, utilizando um discurso coeso.

C2 - Nível de Mestria Consegue compreender, sem grandes dificuldades, quase tudo o que lê ou ouve. É capaz de resumir, de forma coerente, discursos escritos ou orais. É capaz de se expressar espontaneamente, com fluência e correcção, sendo sensível a subtilezas de sentido, em assuntos complexos.

Duração

Todos os cursos funcionam duas vezes por semana, no total de 4 horas semanais, e têm a duração de 80 horas, com exceção do curso de expressão oral, que tem a duração de 25 horas

Início

A definição do início dos cursos está dependente do número suficiente de alunos inscritos.

Aulas

Horário
As aulas têm a duração de uma hora e trinta e de duas horas, respetivamente, de acordo com o seguinte horário:
  • 2ª feira: 11h00 - 12h30 ou 18h00 - 20h00
  • 3ª feira: 07h00 - 08h30 ou 11h00 - 12h30
  • 4ª feira: 07h00 - 08h30 ou 18h00 - 20h00
Tipologia das aulas
Aulas para grupos (mínimo 3 e máximo 20 alunos).
Professores
Os cursos são lecionados por professores maioritariamente de nacionalidade portuguesa com formação académica e profissional específica para a docência de Português Língua Estrangeira (PLE).

Certificação

Avaliação

Diagnóstica
No primeiro dia de aulas, os alunos realizarão um teste de nível, para verificar a sua proficiência na Língua Portuguesa.
Contínua
Os estudantes deverão realizar regularmente pequenas atividades com vista à aplicação dos conhecimentos. Dessas atividades constam fichas de trabalho e fichas de auto e heteroavaliação.
Final
No final de cada Curso, será passado um Certificado aos estudantes que o tenham frequentado com assiduidade e aproveitamento.


Certificado

No final de cada Curso, será passado um Certificado aos estudantes que o tenham frequentado com assiduidade e aproveitamento.

 

Inscrição

Inscrição e Emolumentos

As inscrições são feitas na secretaria da EPM-CELP mediante o preenchimento da ficha de inscrição e entrega de uma cópia do BI (Moçambique), Passaporte ou DIRE (outros países), assim como dos comprovativos dos pagamentos.


Ficha de Inscrição

 A ficha de inscrição pode ser descarregada acima ou adquirida na secretaria da EPM-CELP. Todos os cursos só entrarão em funcionamento com o mínimo de 3 inscrições.

Não serão devolvidos emolumentos por motivos alheios à EPM-CELP (desistência do curso e outros).

Feitos os pagamentos, o estudante tem direito a receber:

  • Um cartão de estudante, válido durante o curso, que lhe permitirá utilizar a biblioteca da EPM-CELP, a reprografia e demais serviços da EPM-CELP;
  • Material didático complementar (manuais, fotocópias, folhetos, etc.)

Preço dos Cursos

Obter informações junto dos SAE ou através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

Material

  • Material Didático
    Durante o curso, serão fornecidos aos estudantes os textos de apoio necessários, assim como fichas de auto e heteroavaliação. A bibliografia a utilizar, materiais de apoio e manual serão fornecidos pela EPM-CELP.
  • O Laboratório de Línguas
    A EPM-CELP tem um Laboratório de Línguas que é um espaço que possibilita aos aprendentes, desenvolverem a compreensão e a expressão oral, através do visionamento de filmes, documentários, da audição de música, de programas radiofónicos e outros, e da interação com software específico em Língua Portuguesa.
  • Atividades Culturais
    As atividades culturais têm como objetivo complementar e consolidar os conhecimentos de natureza linguística e cultural dos aprendentes de Português. Assim, a EPM-CELP organiza convívios de teor cultural e lúdico em que o Português é a língua de comunicação.
English Portuguese

 

Objectives

  • Develop and improve linguistic, pragmatic and sociolinguistic competences;
  • Identify and apply cultural and social rules in different communicative situations;
  • Identify important aspects of the Portuguese Culture;
  • Develop one’s a capacity of interacting culturally with others.

Candidates

17 years old or older citizens whose mother tongue is not Portuguese and who have completed the Secondary School successfully. Students must also be acquainted with the Latin alphabet.

Levels

  • Begginers – Level A1
  • Elementary - level A2
  • Intermediate - Level B1
  • Upper-Intermediate - Level B2
  • Advanced - Level C1
  • Proficiency - Level C2


Candidates for enrolment are required to do a placement test and are then classified in their appropriate level.

Course Modules

The course is divided in modules:

  • Begginers and Elementary - Levels A1+A2
    LíngPortuguese Language (22h), Language Laboratory (18h), Speaking (16h) and Writing (16h).ua Portuguesa (22h), Laboratório de Língua (18h), Conversação (16h) e Composição (16h).
  • Intermediate - Levels B1+B2
    Literature and Portuguese Language (16h) and Portuguese Culture (16h).
  • Advanced - Levels C1+C2
    Portuguese Language (22h), Portuguese Laboratory (18h);
    Literature and Portuguese Language (16h) and Portuguese Culture (16h).

     


    European Comon Frame of Reference

    The EPM–CELP Portuguese Language and Culture courses, are designed according to the European Common Frame of Reference in what regards the proficiency level for Foreign languages:br />
    A1 Can understand and use familiar everyday expressions and very basic phrases aimed at the satisfaction of needs of a concrete type. Can introduce him/herself and others and can ask and answer questions about personal details such as where he/she lives, people he/she knows and things he/she has. Can interact in a simple way provided the other person talks slowly and clearly and is prepared to help.
     
    A2 Can understand sentences and frequently used expressions related to areas of most immediate relevance (e.g. very basic personal and family information, shopping, local geography, employment).

    Can communicate in simple and routine tasks requiring a simple and direct exchange of information on familiar and routine matters. Can describe in simple terms aspects of his/her background, immediate environment and matters in areas of immediate need.

    B1 Can understand the main points of clear standard input on familiar matters regularly encountered in work, school, leisure, etc. Can deal with most situations likely to arise whilst travelling in an area where the language is spoken.

    Can produce simple connected text on topics which are familiar or of personal interest. Can describe experiences and events, dreams, hopes & ambitions and briefly give reasons and explanations for opinions and plans.

    B2 Can understand the main ideas of complex text on both concrete and abstract topics, including technical discussions in his/her field of specialisation.

    Can interact with a degree of fluency and spontaneity that makes regular interaction with native speakers quite possible without strain for either party.

    Can produce clear, detailed text on a wide range of subjects and explain a viewpoint on a topical issue giving the advantages and disadvantages of various options.

    C1 Can understand a wide range of demanding, longer texts, and recognise implicit meaning.

    Can express him/herself fluently and spontaneously without much obvious searching for expressions.

    Can use language flexibly and effectively for social, academic and professional purposes. Can produce clear, well-structured, detailed text on complex subjects, showing controlled use of organisational patterns, connectors and cohesive devices.

    C2 Can understand with ease virtually everything heard or read. Can summarise information from different spoken and written sources, reconstructing arguments and accounts in a coherent presentation. Can express him/herself spontaneously, very fluently and precisely, differentiating finer shades of meaning even in more complex situations.

Duration

The courses will have 80 hours, divided in modules with four days per week tuition, 2 hours each. Students are excluded if they miss more than 1/3 of the total number of hours on each course.

Calendar

The degrees will begin on January 20th, 2014. The course will end on March 31st, 2014.

Classes

  • Timetable
    Monday, Tuesday, Wednesday and Thursday, with 3 different class hours:
      • 7:30 - 9:30
      • 10:00 - 12:00
      • 18:00 - 20:00
  • Lessons
    Besides group lessons (22 students per class) there can be individual lessons (one or two students per class).
  • Teachers
    The teachers are Portuguese with qualifications in Teaching Portuguese as a Foreign Language.

Evaluation

Evaluation

  • Placement test
    On the first class, students will be required to sit for a placement test that will help grade them on their appropriate level.
  • Along the course
    Students will be required to engage regularly in practical small scale activities such as worksheets and tests as well as tasks to apply their language competence. They will also be asked to evaluate themselves and their peers.
  • Final evaluation
    At the end of each course, students will do a Written and Oral exam and the final evaluation will be as follows:
    FAIR: 10 a 13 marks;
    GOOD: 14 a 17 marks;
    VERY GOOD: 18 a 20 marks.


Certificate

At the end of the course, Students who have attended the lessons regularly and have completed successfully the proposed tasks will obtain a Certificate.

 

 

Fees

Enrolment

Enrolment is done at the school office and candidates will be asked to fill in a form. Mozambican citizens must give a copy of their Identity Card whereas Citizens from other countries must give a copy of their passport or DIRE (resident card) document.

Enrolment Form

The enrolment form can be downloaded above or can be acquired at the school office.After the payment, students will receive:
  • A student card, valid throughout the course, that allows the student free access to the school library, photocopy and other school services;
  • A file with information about the course (course programme, calendar, bibliography, agenda of cultural activities, etc);
  • Supporting material (photocopies, leaflets, etc.)

All courses will only open with a minimum of 3 students.

Fees

Please obtain more information by the school's office or send an email to Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. or Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Resources

  • Resources and Activities
    Throughout the course, students will be provided with supporting materials (texts, documents).
    Reading materials and bibliography can be acquired in the school library or at local bookshops.
    Other supporting materials can also be found in the school portal “Moodle”.
  • Language Laboratory
    The EPM-CELP school Language Lab offers the conditions to develop students’oral and listening competences. Here students can watch films and documentaries, listen to music and radio programmes, work with specific software, among others.
  • Cultural activities
    Cultural activities aim at helping students widen their Portuguese linguistic and cultural horizons. Thus, the EPM-CELP school organizes cultural and entertainment gatherings where Portuguese is the language of communication.

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo