a) Promover a continuidade da realização das atividades práticas em segurança.
b) Promover a continuidade da realização dos relatórios laboratoriais por parte dos alunos dada a importância desta forma de apresentação e análise dos resultados na área das ciências. Adicionalmente, pretende-se que os alunos analisem, reflitam e critiquem as metodologias de trabalho e os resultados.
c) Ver demonstrados e aplicados os conceitos teóricos lecionados através de uma ferramenta que esteja ao alcance de todos os alunos, em ensino presencial e EAD.
Atividade da Biblioteca Escolar José Craveirinha em articulação com o projeto "Mãos na Ciência" para os alunos dos primeiro e segundo ciclos, juntando a leitura e a ciência.
Objetivos:
• Fomentar o gosto pela ciência;
• Fomentar os hábitos de leitura científica;
• Compreender cientificamente os fenómenos do quotidiano;
• Articular a ciência com a literatura infanto-juvenil.
Aceda aqui o Regulamento da 10.ª edição do Brinquedo Científico
Os alunos do terceiro ciclo de escolaridade da EPM-CELP e os de outras escolas sediadas em Maputo são desafiados a desenvolverem, com a ajuda dos pais e encarregados de educação, brinquedos científicos que expliquem um conceito ou fenómeno físico.
O brinquedo individual poderá ter um suporte informático desenvolvido e estudado nas aulas de Tecnologias da Informação e é apresentado, oralmente, numa aula de português, marcando, assim, a interdisciplinaridade do projeto.
Objetivos:
• Envolver os alunos em projetos científicos como estratégia de ensino-aprendizagem;
• Desenvolver a curiosidade, a criatividade, o espírito crítico e o processo de resolução de problemas;
• Desenvolver o trabalho de pesquisa e de recolha de informação;
• Promover a interdisciplinaridade;
• Promover a autoconfiança e oralidade numa apresentação pública;
• Estimular a competição saudável entre os alunos.
Objetivos:
• Incutir nos alunos propostos para apoio do terceiro ciclo outras dimensões da ciência;
• Despertar nos alunos o interesse pelo estudo das ciências;
• Educar para a ciência.
"Física no dia-a-dia na escola" é uma exposição baseada na obra com o mesmo nome de Rómulo de Carvalho, com utilização de objetos do quotidiano para explicar princípios básicos da Física Clássica, trazendo uma nova visão do mundo que nos rodeia.
As atividades oferecidas utilizam materiais simples, como clipes e pregos, espelhos e relógios, chaleiras e balanças de cozinha, entre outros materiais.
Esta exposição é uma das três réplicas que circulou pelas escolas em Portugal e que em julho de 2015 foi cedida, com caráter permanente, à EPM-CELP.
Objetivos:
• Utilizar objetos do quotidiano para explicar princípios básicos da Física Clássica, trazendo uma nova visão do mundo que nos rodeia;
• Experimentar para melhor compreender conteúdos lecionados em sala de aula;
• Despertar o espírito crítico e a curiosidade relativamente ao que nos rodeia (mesmo para alunos de áreas não científicas).
O pêndulo da EPM-CELP está a funcionar desde junho de 2014 após a ação de formação e-Lab dada pelo responsável deste projeto, Horácio Fernandes, professor do IST.
A aproximação física depende da correção devido à aceleração centrípeta e ao facto da Terra ser um elipsoide e não uma esfera (o raio da Terra é maior no Equador do que nos polos).
Esta experiência pode ser feita remotamente através da ligação elab1.ist.utl.pt ou, então, localmente.
Objetivos
• Consiste em conduzir uma experiência global para determinar, a partir de uma rede de pêndulos disseminada por vários países da CPLP, a “constante da gravidade”. Os pêndulos serão colocados em várias latitudes e alguns deles poderão ser operados remotamente, por qualquer pessoa, através da internet.
• Calcular a aceleração da gravidade
• Explicar o porquê do lançamento de foguetões ser feito na zona do equador
• Explicar a relação entre massa e peso
Objetivos:
• Promover uma maior interação dos alunos com o Universo a fim de conhecer os elementos astronómicos;
• Reconhecer a influência dos fenómenos do Universo no planeta Terra e, consequentemente, na vida do Homem;
• Promover a interdisciplinaridade.
A visão do projeto consiste na implementação de Ciência e Tecnologia na Educação atual, promovendo o ensino experimental das ciências e das técnicas, assim como práticas pedagógicas divertidas que incutam nos jovens competências essenciais para a sua vida ativa. O projeto promove ainda a cooperação entre sistemas formais e não formais de educação através da criação de parcerias.
A importância da ciência nas sociedades modernas leva a que a Educação das Ciências tenha um papel especial, de grande impacto e relevância. A ciência ajuda a compreender o mundo, a desenvolver o raciocínio e a estimular a criatividade.
O projeto dá especial importância à comunicação entre os grupos de trabalho que aglutina todas as informações, eventos, conferências e atividades de forma a existir uma partilha efetiva de experiências.
A EQUIPA
• Nuno Fereira
• Sónia Pereira (coordenadora)