web eco-friendlyUm grupo de alunos do 12.º ano da EPM-CELP olhou para as faturas da electricidade paga em 2011 pela nossa Escola e disse basta. Meteu mãos à obra e agora quer tornar o nosso estabelecimento de ensino autossustentável e ecofriendly. Leia a seguir o relato dos próprios alunos, da turma A1 do 12.º ano.

Sabias que a nossa escola pagou, em 2011, mais de um milhão de meticais em eletricidade? Mais precisamente 1 238 857,17? Sabias que, no mês de fevereiro, do mesmo ano, atingiu-se o recorde do ano ao pagar-se 148 068,87 meticais pela energia que consumimos? Sabias que, com painéis solares, estes valores seriam reduzidos a zero meticais? Não? Então, ficas a saber. E ficas também a saber que o grupo "Energia Solar em Ação", do 12.º A1, declarou guerra a estes valores astronómicos!

web ecofriendly1No âmbito do Ecoprojeto, o 12.º ano tem vindo a desenvolver vários projetos, ecológicos, com o objetivo de identificar problemas na nossa Escola, relacionados com o ambiente, de modo a propor soluções que tornem a EPM-CELP autossustentável, amiga do ambiente, ecofriendly. O nosso grupo agarrou-se ao tema Energia Solar com unhas e dentes! Desde do início do nosso projeto que temos vindo a desenvolver uma solução para os consumos extremamente elevados de eletricidade, perfeitamente possível e viável para a escola. Assim, no passado dia 11 de maio, de manhã, demos uma palestra no Auditório Carlos Paredes, que encheu com as turmas que convidámos (A1, A2 e B dos três anos do "secundário"). Contámos até com a participação de uma turma do sétimo ano! Foi um sucesso! Na referida palestra, apresentámos todo o trabalho que desenvolvemos até então, com as soluções para a nossa Escola. Houve até oportunidade para aquecer água com o coletor térmico que construímos! Mas, que soluções são essas?

Para a elaboração dos estudos, definimos três setores fulcrais na EPM-CELP, a saber: iluminação do parque de estacionamento; aquecimento das águas dos balneários e autonomia do data center (trincos das portas e informática). Assim, para dar total autonomia à iluminação do parque de estacionamento, a escola teria de investir 578 726 meticais, poupando, durante 25 anos (tempo de duração mínima dos painéis), 1 341 355 meticais! Para o aquecimento das águas, o investimento é de 466 676 meticais, o que corresponde a uma poupança, durante os 25 anos, de 1 425 000 meticais! Por fim, para o data center, o investimento corresponde a 8 170 500 meticais e a poupança a 12 345 672 meticais. Como podem concluir, apesar do investimento inicial ser elevado (mais de nove milhões de meticais), a poupança seria quase o dobro deste valor! Mais de 15 milhões! Nem que fosse só mais um metical, já compensaria a colocação de painéis! Aliás, qualquer sistema solar, apesar de caro inicialmente, compensa a médio e a longo prazo! A poupança é sempre garantida! De referir, que os estudos foram realizados pela Solar Project®, empresa portuguesa, representada em Moçambique pelo engenheiro Rogério Ventura, o administrador que aceitou muito bem este desafio e, desde logo, dedicou imensa atenção à escola!

Cada um de nós tem a responsabilidade de mudar o mundo em que vive. Porque "um ser humano só cumpre o seu dever quando tenta aperfeiçoar os dotes que a natureza lhe deu" (Hermann Hesse)! Porque somos mais de sete biliões! Porque estamos a passar uma grave crise energética! Porque este é o nosso Mundo, a nossa casa, a nossa Escola! É este o porquê! Pois, quando o sol nasce é para todos!

Agradecemos às professoras Ana Catarina Carvalho, Sara Lima, Isabel Oliveira e Estrela, ao subdirector Miguel Costa, ao senhor Orlando do sector da Manutenção, à Solar Project®, ao 10.º A1 e a todas as outras turmas que estiveram presentes na nossa palestra, que nos acompanharam e deram todo o apoio que necessitámos! Ah, sem esquecer, logicamente, à nossa querida turma 12.º A1 e também ao 12.º A2 que, connosco, desenvolve o ecoprojeto! Que cada um de vós declare guerra aos combustíveis fósseis e procure mudar o mundo!

Cláudia Furtado, Fábio Ventura, Tiago Rosado e Vikesh Samgi (12.º A1)

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo