Eu comemoro o meu Natal, normalmente, em casa de algum familiar ou mesmo em casa com a minha família, mas sempre cá, em Moçambique. Na véspera eu comemoro em casa de um amigo do meu pai ou da minha mãe, é sempre muito divertido pois convive-se com muitas pessoas.
Quando o Natal chega, nunca se pode esquecer dos enfeites na casa. Eu penduro o azevinho na porta, monto a minha árvore de Natal, com muitas luzes, e ponho a estrela no topo da árvore.
No dia 24 de dezembro, na véspera de Natal, eu ajudo a minha mãe a cozinhar, normalmente são rabanadas, bacalhau, peru, porco e outras deliciosas comidas, mas nunca falta o bolo-rei que a minha mãe compra na pastelaria. As bebidas são normais, quando digo normais é porque são as consumidas quase todos os dias: as cervejas, os refrescos, champagne e vinhos. Assim, jantamos e esperamos que chegue a meia-noite, para podermos abrir os presentes, já que é dia 25, dia de Natal.
No dia de Natal, nós cozinhamos porco, bacalhau e outras comidas tradicionais. A minha família divide-se e cada um leva uma comida ou bebida. Neste dia abrimos os presentes e alegramo-nos a cada presente que abrimos.
Assim eu passo o meu Natal, esperando que venha um novo ano para voltar a passar outro.
Tatiana Relvas (8.º C)