
A Escola Primária Completa Unidade 23 venceu, na manhã de hoje, a 7.ª edição do Festival “Escolas Com Livros”, com a peça, bailada e narrada, “Viagens”. Em segundo lugar ficou a EPC 4 de Outubro, que dramatizou um texto focado na prática do turismo sustentável, enquanto a EPC N´Twananu conseguiu o terceiro lugar através do número “Viagens perigosas”.
O evento, que teve lugar no auditório da Escola Primária Completa Nossa Senhora do Rosário repleto de alunos e professores, contou com a participação de representantes das cerca de 30 escolas moçambicanas que integram o projeto “Mabuko Ya Hina”. O júri avaliou as exibições dos concorrentes de acordo com critérios de narração, ritmo, interpretação e postura em palco.

Dina Trigo de Mira, diretora da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), entidade que coordena o projeto “Mabuko Ya Hina”, sublinhou o envolvimento crescente das escolas moçambicanas no projecto, ”tanto em quantidade como em qualidade, mas havendo ainda espaço para aperfeiçoamento”, declarou, explicando que é necessário as dramatizações "manterem a ligação com os livros pois a prioridade de todo o trabalho desenvolvido pelo projeto Mabuko Ya Hina, em coordenação com as escolas moçambicanas, é incentivar os alunos a lerem, a escreverem e a ilustrarem”.
A diretora Nacional do Ensino Primário de Moçambique, Gina Guibunda, afirmou, por sua vez, que o festival “significa muita coisa positiva, porque, de facto, temos estado a fazer todos os esforços para incentivar o gosto pela leitura, escrita e cálculo nas crianças”, enaltecendo “a parceria que existe entre o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e a EPM-CELP para colocarmos livros nas escolas”.
“Viagens” foi o tema escolhido para o 7.º Festival “Escolas Com Livros”, dinamizado no âmbito do Protocolo de Cooperação entre os governos de Portugal e de Moçambique nos domínios das bibliotecas escolares e da promoção da leitura. O festival encerra a atividade anual das bibliotecas escolares e maletas de leitura desenvolvida pelo projeto “Mabuko Ya Hina” junto de escolas do sistema de ensino de Moçambique com o objetivo de fomentar o gosto pela leitura e escrita que favorece o sucesso escolar e a formação global do aluno, esforço reconhecido pelos governos signatários.
