Esta página está disponível para consulta das notícias e outros artigos, que foram sendo publicados ao longo dos cerca de 15 anos em que esteve ativa, até Julho de 2023, quando foi substituída pela atual página principal da EPM-CELP, de modo a manter vivo este registo histórico da Instituição.
A EPM-CELP presta a sua homenagem ao continente africano no âmbito das comemorações alusivas ao Dia de África, ocorridas no passado dia 25 de maio. Esta data é habitualmente celebrada na nossa escola por docentes e alunos dos diversos ciclos de ensino, em parceria com as escolas do sistema de ensino de Moçambique que integram o projeto “Mabuko Ya Hina” (Os Nossos Livros).
Lembranças de uma década, vincadas por testemunhos, dramatizações, brindes e abraços, marcaram a noite de ontem na biblioteca do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, onde decorreram as celebrações do 10.º aniversário do projeto “Mabuko Ya Hina”. O evento, ao qual aderiram várias individualidades do cenário artístico-cultural e educacional de Maputo, culminou com o lançamento do segundo livro da coleção do projeto, "A menina que vivia na Nuvem", da autoria de alunos da Escola Primária Completa de Maguiguana.
No âmbito do memorando de entendimento, assinado em fevereiro último, entre a EPM-CELP e a Associação Humanitária para a Educação e Desenvolvimento – Capulana, patrona da Escola Primária Completa Ndivinduane, seis professores daquela instituição moçambicana de ensino visitaram, hoje e no passado dia 3 de março, as instalações da nossa Escola, onde, para além de conhecerem as infraestruturas, colheram experiências técnicas de metodologia de ensino e aprendizagem nos departamentos do pré-escolar e de todos os ciclos do ensino básico, bem como na Biblioteca Escolar José Craveirinha.
Três meses depois de colaborar no lançamento da 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura de Portugal, cuja missão é estimular o gosto pela leitura e, por isso, melhorar o domínio da língua portuguesa, o projeto “Mabuko Ya Hina” da EPM-CELP visitou, ontem, a Escola Secundária Mateus Sansão Muthemba, onde avaliou o conhecimento dos alunos em torno das obras estudadas para o certame, como “O Pescador de Estrelas”, “O Anjo Verde” e “Os Apanhadores de Pedras”, da autoria de Mathilde Ferreira Neves.
O projeto “Mabuko Ya Hina” (Os Nossos Livros), representado pela Escola Secundária Mateus Sansão Muthemba, participa, pela primeira vez, no “Concurso Nacional de Leitura” (CNL), uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura de Portugal (PNL2027). É a 14.ª edição do certame, que teve início a 7 de outubro último e vai prolongar-se até 6 de junho de 2020, com o principal objetivo de “estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura”, tal como oficialmente anunciado.
O presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Luís Faro Ramos, que realiza uma visita oficial a Moçambique, reuniu-se anteontem, no Auditório Carlos Paredes, com alunos do ensino secundário, professores e Direção da EPM-CELP, bem como alguns membros da diplomacia portuguesa, para falar da importância das escolas portuguesas no estrangeiro na promoção e difusão da língua e cultura portuguesas no mundo.
No âmbito da parceria entre a Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) e o Parque Nacional da Gorongosa (PNG), o Centro de Formação da nossa Escola ofereceu mais de meio milhar de publicações ao programa de Educação para a Rapariga (ERA) do PNG. A entrega foi feita esta manhã por Ana Albasini e Isabel Mota, da equipa do "Mabuko Ya Hina" em nome da EPM-CELP, à representante do PNG em Maputo, Patrícia Guerra, numa unidade hoteleira da capital moçambicana.
Como acontece todos os anos, após o encerramento do ano letivo nas escolas do sistema de ensino de Moçambique que está em curso, o projeto “Mabuko Ya Hina”(Os Nossos Livros) deu início, ontem, ao processo de verificação e rotação das Maletas de Leitura, um dos recursos disponibilizados às escolas. Desta vez, a primeira escola a ser visitada foi a Escola Comunitária 4 de Outubro.
Após três dias de supervisão do trabalho realizado pelos promotores de leitura nos Clubes das Raparigas situados nas comunidades da zona tampão do Parque Nacional da Gorongosa (PNG), as docentes da EPM-CELP, Ana Albasini e Isabel Mota, iniciaram ontem a ação de revisão dos conteúdos trabalhados nos primeiros dois módulos de formação nas áreas da leitura em língua portuguesa e educação para a cidadania. Esta ação tem a duração de dois dias e decorre na Pousada Azul, localizada na Vila da Gorongosa, contando com a participação de 98 promotores de leitura.