SOLIDARIEDADE | EPM-CELP promove educação cívica através de campanha de doação de sangue
Numa parceria com o Banco de Sangue do Hospital Central de Maputo (HCM), a Escola Portuguesa de Moçambique –Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) leva a cabo uma campanha de doação de sangue direcionada à toda a comunidade educativa.
A doação de sangue é um ato de solidariedade voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue e essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Vale a pena destacar que, em cerca de um dia, o organismo repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação. Além disso, doar sangue é um ato seguro e todos os materiais usados no procedimento são descartáveis. Deste modo, evitam-se quaisquer riscos de o dador ser contaminado ao doar sangue.
Quando doamos sangue, fornecemos um produto essencial para a sobrevivência de uma pessoa. Em algumas situações, a transfusão é inevitável, sendo, portanto, essencial que haja reservas de sangue, as quais são conseguidas exclusivamente por doação uma vez que o sangue não pode ser produzido artificialmente.
Várias são as situações em que uma pessoa necessita de sangue. Entre as situações mais conhecidas, podemos citar as cirurgias de grande porte, pacientes com doenças crónicas, e após acidentes graves.
O Hospital Central de Maputo necessita diariamente de 200 bolsas de sangue. Se a colheita realizada na EPM-CELP atingisse essa marca, estaríamos a suprir a necessidade de sangue do HCM para, somente, um dia!
A doação de sangue na EPM-CELP é, ainda, um momento em que os alunos tem oportunidade de exercer um dos mais elevados dever cívicos: o respeito pela vida humana.
Partilhe Vida, Doe Sangue!
A Vida de Quem Precisa Não Pode Esperar!
#salvarvidas #quatrovidas #atoseguro #sobrevivência #200bolsas #1dia