Em 2015 e 2016 alcançámos o recorde de mais de 900 espetadores nos concertos realizados na nossa Escola, no Hotel Polana e no Teatro Avenida no âmbito da Masterclass. No cômputo geral a Masterclass EPM-CELP já realizou mais de 34 concertos para um total estimado de 4.500 espetadores.
Se estivermos atentos ao papel que a música adota no crescimento e na sociabilidade dos jovens, uma formação completa será aquela que tem uma componente de dimensão musical. Por isso, a Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino de Língua Portuguesa (EPM-CELP) encetou uma filosofia educativa que assume a música como um valor a transmitir aos seus alunos. Abraçou, em outubro de 2003, o projeto-piloto de Iniciação Musical em Violino, baseado no Método Pedagógico Suzuki e orientado especialmente para crianças entre os seis e os nove anos de idade.

O Método Suzuky, inovador no processo de ensino-aprendizagem, assenta no pressuposto de que qualquer criança que domine a sua língua materna consegue tocar um instrumento musical com um nível técnico/instrumental elevado. Deste modo, acrescenta algo de novo ao anterior princípio, segundo o qual a aprendizagem da música e a interpretação instrumental constituíam competências exclusivas de virtuosos. O Método Suzuki defende ainda que os pais desempenham um papel importante na evolução das aprendizagens dos alunos, devendo receber instruções para orientar o estudo das crianças em casa, fortalecendo, assim o elo Escola/Família.

O Projecto de Iniciação Musical, que comemora em 2017 o seu 14.º ano de existência, já deu frutos, visíveis, nomeadamente, nas atuações das festas de Natal, nas comemorações do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, nos concertos inseridos nas visitas oficiais de várias personalidades à EPM-CELP ou nas anteriores edições da MasterClass e em concertos realizados no exterior para a comunidade moçambicana.
Durante os 13 anos da Masterclass da EPM-CELP registaram-se mais de 350 participantes nas atividades de violino, piano e viola de arco e cerca de 144 alunos para a aprendizagem dos três instrumentos.

Nos últimos quatro anos, verificou-se também a inscrição de cerca de 80 alunos da Universidade Eduardo Mondlane e da Direcção-Geral de Cultura da Universidade Eduardo Mondlane.

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo