O Público
- Acessos: 1112
A Ideia e o Projeto
O Método Suzuky, inovador no processo de ensino-aprendizagem, assenta no pressuposto de que qualquer criança que domine a sua língua materna consegue tocar um instrumento musical com um nível técnico/instrumental elevado. Deste modo, acrescenta algo de novo ao anterior princípio, segundo o qual a aprendizagem da música e a interpretação instrumental constituíam competências exclusivas de virtuosos. O Método Suzuki defende ainda que os pais desempenham um papel importante na evolução das aprendizagens dos alunos, devendo receber instruções para orientar o estudo das crianças em casa, fortalecendo, assim o elo Escola/Família.
O Projecto de Iniciação Musical, que comemora em 2017 o seu 14.º ano de existência, já deu frutos, visíveis, nomeadamente, nas atuações das festas de Natal, nas comemorações do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, nos concertos inseridos nas visitas oficiais de várias personalidades à EPM-CELP ou nas anteriores edições da MasterClass e em concertos realizados no exterior para a comunidade moçambicana.
- Acessos: 1266
Alunos
Nos últimos quatro anos, verificou-se também a inscrição de cerca de 80 alunos da Universidade Eduardo Mondlane e da Direcção-Geral de Cultura da Universidade Eduardo Mondlane.
- Acessos: 1237