

O Núcleo Artístico da EPM-CELP recomeçou ontem as suas atividades para o ano letivo 2012/2013, dando, assim, continuidade ao projeto iniciado no ano passado. Está, pois, lançado o desafio para o grande jogo da criatividade, imaginação, crítica e aprendizagens várias em torno da Educação Artística dos nossos alunos.

A Biblioteca Escolar José Craveirinha e o Movimento Literário Kuphaluxa promoveram, ontem, a visita das escritoras Lurdes Breda e Fátima Langa à EPM-CELP para contarem algumas histórias da sua autoria aos alunos do 1.º Ciclo do ensino básico, no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares (22 de outubro). A portuguesa Lurdes Breda é autora de livros para crianças e adultos e a moçambicana Fátima Langa escreve contos para crianças.

A vice-ministra da Educação de Moçambique, Leda Florinda Hugo, e o cônsul de Portugal em Maputo, Gonçalo Teles Gomes, inauguraram a biblioteca escolar da Escola Primária Completa 12 de Outubro, na passada sexta-feira. A operacionalização do novo recurso educativo da escola moçambicana foi coordenada pela Escola Portuguesa de Moçambique-Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), no âmbito do Protocolo de Cooperação, assinado em 3 de março de 2010, entre os governos de Portugal e de Moçambique, o Ministério da Educação de Moçambique e a EPM-CELP, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal.



Arrancou com normalidade, mas com a animação e o entusiasmo habituais, o novo ano lectivo 2012/2013 na EPM-CELP. Com maior visibilidade nos anos de escolaridade mais baixos, renovou-se a festa e a magia dos inícios dos anos escolares, com enorme movimentação nos pátios exteriores da nossa Escola, onde alunos, pais, professores e funcionários misturaram informações, emoções e afetos.

Uma semana após o início das suas actividades, o projecto "Escola Segura" cativou a comunidade educativa pelas novas facilidades e segurança que a iniciativa confere ao embarque e desembarque de alunos nas horas de "ponta". As zonas de segurança e a utilização dos circuitos rodoviários recomendados pelos operacionais no terreno ganham expressão crescente no comportamento dos condutores das inúmeras viaturas que, diariamente, transportam alunos de e para a nossa Escola.