Alunos da EPM-CELP e da Escola Primária Completa do Triunfo exibiram habilidades táticas e estratégicas no jogo amigável “Rastros”, organizado, na manhã de ontem, para estimular o gosto pela matemática, sobretudo pelo cálculo mental. A disputa, dinamizada pelo projeto “Mabuko Ya Hina” e pela área disciplinar de Matemática e Informática, teve lugar no “parrot” dos matraquilhos e juntou estudantes da sétima classe do Triunfo e do sexto ano da nossa Escola.
Em trabalho coletivo, intitulado “Oficina de ilustração desenhando histórias”, inaugurado ontem no átrio central da EPM-CELP, cerca de uma dezena de alunos de escolas moçambicanas integradas no projeto “Mabuko Ya Hina” resgatou histórias, orais e escritas, e, através do papel, lápis de grafite, lápis de cor, canetas de filtros, guaches e técnicas mistas, expuseram as suas obras para fruição de toda a comunidade educativa. Foi o culminar de uma formação em desenho, que durou dois meses na nossa Escola.
A Escola Primária do Triunfo e a Escola Secundária Estrela Vermelha, ambas de Maputo, foram os primeiros estabelecimentos de ensino a beneficiarem do apoio voluntário da iniciativa “Amigos do Projeto Mabuko Ya Hina”, dirigida a encarregadas de educação e professores e iniciada em março último.
Um grupo de alunos da segunda classe da Escola Primária Completa Maguiguana participou esta manhã na dramatização da história “Tita, a Coelhinha Diferente”, cuja mensagem principal é revelar que todos podemos ser felizes, mesmo sendo diferentes. A iniciativa foi integrada na atividade “Aqui há História” promovida pela Biblioteca Escolar José Craveirinha (BEJC) da EPM-CELP no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil, assinalado hoje.
No âmbito das comemorações da Semana da Leitura 2019, as turmas do quarto ano da EPM-CELP e um grupo de alunos da Escola Primária Completa do Triunfo apresentaram na passada sexta-feira, no Auditório Carlos Paredes, uma peça de teatro baseada na obra “A Primeira Viagem de Vasco da Gama por Mares de Moçambique”. A apresentação é fruto da parceria estabelecida, no presente ano letivo, entre o grupo do quarto ano e o projeto “Mabuko Ya Hina”.