txuvaNo dia 25 de maio, celebrou-se, na Escola Portuguesa de Moçambique, o DIA de ÁFRICA. Para festejar este dia, um grupo de alunos da Escola Primária Completa da Imaculada representou uma dança típica moçambicana, como forma de se apresentarem aos colegas da EPM-CELP e para agradecer o convite que lhes foi feito. Alunos de ambas as escolas usaram adereços africanos alusivos ao dia.

As turmas 7ºE e 7ºF da EPM-CELP e os alunos da EPC da Imaculada participaram num Campeonato de Jogos Matemáticos com um jogo moçambicano, Ntxuva.

A atividade foi orientada pelas professoras Sara Piscarreta e Maria da Luz Fonseca, no âmbito do Projeto Jogos Matemáticos, em parceria com o Projeto Mabuko Ya Hina, coordenado pela professora Ana Albasini e com o apoio da colaboradora Rosário Chaveiro.

Esta iniciativa teve por base o tema Desenvolvimento Sustentável da Humanidade, integrado no Plano Nacional de Artes/ Plano Cultural de Escola, coordenado na EPM-CELP pela professora Inês George.

Os alunos de ambas as escolas construíram os seus próprios jogos do Ntxuva, com materiais recicláveis e reutilizáveis, apoiados pelos professores de Educação Visual e Educação Tecnológica Inês George e Calisto Namburete.           

Os alunos estabeleceram um convívio saudável e puderam partilhar com entusiasmo as suas estratégias e procurar quais os melhores nesta modalidade.

Wanda Panguiawa e Lénia Lopes, da EPC da Imaculada, e Alana Samuel do 7ºF da Escola Portuguesa de Moçambique foram as vencedoras do jogo Ntxuva.

Terminaram com um lanche convívio, gentilmente oferecido pelos alunos da Escola Portuguesa como anfitriões deste encontro.
Txuva 2

concursoOs alunos Gabriella Correia (3º ciclo) e Rodrigo Garrido (secundário) foram selecionados para a grande final deste concurso - Prova de Palco. 

Esta prova terá lugar no dia 3 de junho, em Torres Vedras, Portugal.

Esta festa da leitura e da escrita será transmitida no canal do PNL2027 em streaming a partir 10h de Portugal.

O Rodrigo Garrido foi um dos 10 finalistas do ensino secundário da prova de vídeo do CNL.  

Estes vídeos serão escrutinados pelo público que, através de votação, elegerá o vencedor. 

A votação terá lugar entre os dias 26 de maio e 2 de junho.  

Para votar no vídeo do Rodrigo, visualiza-o no Youtube e clica no "Gosto".  

A EPM-CELP a votar 

audição pianoJá passam 15 anos desde que, pela primeira vez, na Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa se fizeram ouvir notas de pianos executadas por alunos. A tradição foi preservada e, na última sexta-feira, alunos, do pré-escolar ao ensino secundário, voltaram a ecoar notas clássicas, no átrio principal da Escola, diante de colegas, professores, pais e encarregados de educação, numa audição que envolveu para além do piano, momentos com violino.

Como já vem sendo hábito, esta audição excedeu as expectativas. O alinhamento das músicas, entre clássicas e modernas, a condizer com a narrativa de um espetáculo, com evidente crescimento natural dos seus executores, começou por privilegiar os mais novos, do 1.º ciclo, em músicas como “O Balão do João”, “Got Those Blues”, “Brilha-Brilha lá no Céu”, “Aloutette”, “Hino da Alegria”, entre outros, até desaguar nos mais graúdos, em notas mais complexas, longas, eletrizantes, conseguidas.

audição piano 2A seleção foi pensada de acordo com as capacidades performativas dos alunos, suscitando, desta forma, mais dinamismo, cumplicidade e perfeição nas notas e na postura em palco. Mestria e simplicidade era o que se esperava dos executores e, assim, Adriana e Enzo – únicos alunos de violino, acompanhados pela professora do instrumento Marla Kane – criaram o equilíbrio necessário com as notas do piano, executada por Teresa Tavares, em “When the Saints Go Marching”.

O ambiente também respirou música, clássica, com um cenário a sugerir proximidade e ambiente intimista: mesas e cadeiras próximas, luzes discretas, uma cafeteira com bolos e salgados… magia, emoções e muitos aplausos.

Em cerca de duas horas de música, a exibição de talentos atravessou várias idades e valorizou diversas culturas, destacando-se as americana, japonesa, alemã, italiana, britânica, norueguesa, germânica, e figuras consagradas como Beethoven e os Queen.

A audição terminou com a entrega de certificados de participação pela presidente da Comissão Administrativa Provisória (CAP), Luísa Antunes.

visita exposição siteNo âmbito da disciplina de Geografia, Módulo 3: O Quadro Natural - A Água, a turma do 10.º ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo (CPTT) visitou a Exposição sobre Biodiversidade e Recursos Marinhos Costeiros patente no átrio da EPM-CELP, organizada em colaboração com o Museu de História Natural e Universidade Eduardo Mondlane.

No dia 25 de maio de 2023, a turma do 10.º CPTT da EPM-CELP teve uma experiência enriquecedora ao explorar a biodiversidade marinha durante a visita à exposição que se encontra no átrio da escola.

Com o objetivo de despertar a consciência ambiental e promover o interesse pela biodiversidade, os alunos tinham de consultar os vários painéis e ir respondendo a algumas questões de uma ficha de geografia.

Os alunos tiveram a oportunidade de observar réplicas de diferentes espécies marinhas, como peixes, corais, búzios, estrelas do mar e instrumentos de pesca, além de interagir com diversos materiais educativos como fotografias, maquetes e vídeo.

A visita estendeu-se, ainda, ao projeto apresentado pelos alunos do 1.º Ciclo, donde se destacou a construção da réplica de um mangal e sua contextualização.

Esta experiência pedagógica despertou nos alunos uma nova compreensão e apreço pela biodiversidade marinha e importância da sua preservação.

A turma do 10.º ano CPTT espera que a visita inspire outras turmas a explorar e valorizar a biodiversidade em diferentes ecossistemas, promovendo a conservação e o respeito pelo meio ambiente.
vista exposição site

A turma do 10º ano CPTT

despor escolarA equipa feminina de voleibol, orientada pelo Professor Antero Ribeiro, sagrou-se vencedora da competição Let’s Team Up de voleibol de praia 4x4, evento inteiramente dedicado às jogadoras do género feminino que contou com equipas de várias escolas de Maputo, uma escola de Eswatini e ainda com uma equipa da AJOSMO (associação de Jovens Surdos de Moçambique), prova do poder inclusivo do desporto.

A competição decorreu no dia 28 de maio e coloriu o areal da praia durante 4 horas, entre as 09:00 e as 13:00.

Após a fase regular, onde todas as equipas jogaram com as restantes, disputaram-se as finais e a atribuição do 3º e 4º lugar.

Na final, a equipa da EPM-CELP, que tinha perdido na fase regular, foi inequívoca e derrotou a sua congénere da American International School of Maputo, demonstrando que o deslize inicial serviu de aprendizagem. Jogando com grande acerto e qualidade das suas ações, nomeadamente na construção do ataque, a equipa da EPM venceu por 25-6.

Estão de parabéns pela qualidade demonstrada, pela evolução ao longo da competição e sobretudo pelo entusiasmo, serenidade e coesão, as alunas:

Adriana Pires, do 10.º A1

Alexia Martins, do 10.º A3

Cristiana Soares, do 10.º A1

Joana Silva, do 8.º F

Leonor Palmeira, do 8.º A

Rita Valle (Capitã de equipa), do 11.º A3

Teresa Vasconcelos, do 10.º B

  

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