selecionados epmForam, há dias, anunciadas as cinco obras finalistas da primeira edição do Prémio Nacional de Literatura Infanto-juvenil, instituído este ano pela Associação Kulemba. Dentre as eles, destacam-se dois livros editados pela Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), “Casa em Flor”, de Rogério Manjate, e “Lamura”, de Suzy Bila.

Num comunicado de imprensa da organização, o júri, constituído por Alberto da Barca (presidente), Marcelo Panguana e Angelina Neves, refere que a obra Lamura, de Suzy Bila, “reflecte sobre o sofrimento das crianças a quem é roubada a infância, fala-nos da desumanidade com a qual vivemos todos os dias. É uma narrativa contada de uma forma sóbria, sedutora, suave e poética. As ilustrações são pinturas bonitas feitas pela própria autora que expressam de forma viva, vibrante, a história e o sentimento da autora”.

Quanto a “Casa em Flor”, de Rogério Manjate, a obra é finalista porque, neste caso, a poesia pode funcionar para os leitores infanto-juvenis como elemento que ajuda a gostar da arte do verso, da palavra elaborada, que ajuda a sonhar ao estar combinada com uma ilustração notável.

As obras foram selecionadas obedecendo a critérios como a Mensagem, a Criatividade, o Ritmo e a Ilustração. Os membros do júri voltarão a reunir para apurar o grande vencedor, que será anunciado durante a sexta edição do Festival do Livro Infantil da Kulemba (FLIK 2023), entre 14 e 17 de junho, na Cidade da Beira.

Refira-se que foram também selecionados os livros “Os pintores de sonhos”, de Carlos dos Santos; “A revolta dos bichos”, de Miguel Ouana e “Mungadze, a lenda do reino musical”, de Agnaldo Bata.

mateO aluno da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), Gabriel Wane, do 7ºA, distinguiu-se na 17ª edição do Campeonato Internacional de Cálculo Mental “SuperTmatik”, referente ao ano letivo 2022/2023, ao conquistar a 88.ª posição no seu escalão, um lugar honroso no top 100, em disputa com vários milhares de concorrentes de cada ano de escolaridade.


O campeonato foi disputado em três fases, sendo as duas primeiras – intraturma e interturma – realizadas na EPM-CELP e a última, a grande final, online, realizada no mês de maio. O Campeonato de Cálculo Mental Supertmatik, dinamizado pela Área Disciplinar de Matemática desde 2015, inscreveu para este ano 818 alunos, com a estreia dos alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade, incluindo a já habitual participação dos alunos dos 5.º, 6.º 7.º 8.º e 9.º anos. Para a final, a EPM-CELP foi representada por três alunos de cada escalão/ano de escolaridade.


O jogo educativo tem como objetivos fomentar o interesse pela aprendizagem, contribuir para a aquisição, consolidação e ampliação de competências e conhecimentos, reforçar a componente lúdica no processo de ensino-aprendizagem e promover o convívio entre alunos, professores e restante comunidade escolar.

Os resultados oficias da participação da “Casa Amarela” neste Campeonato Internacional foram os seguintes: 

 

3º escalão/ano de escolaridade, num total de 41 000 participantes: 

3º A, Kámilah Magane: 228ª posição;

3º A, Zayn Jassat: 695ª posição;

3º A, Enzo Vieira: 718ª posição.

4º escalão/ano de escolaridade, num total de 48 750 participantes: 

4º A, Pedro Reis: 249ª posição; 

4º B, Ayla Chandulal: 516ª posição; 

4º D, Muhammad Ibrahim: 787ª posição. 

5º escalão/ano de escolaridade, num total de 74 550 participantes: 

5ºA, Mya  Fernandez: 665ª posição; 

5ºF, Khalil Araújo: 1017ª posição; 

5ºE, Andwelo Liasse: 1297ª posição. 

6º escalão/ano de escolaridade, num total de 47 100 participantes: 

6º C, António Rocha: 309ª posição; 

6º B, India Fernandes: 330ª posição; 

6º A, Ana Maria Fateally: 674ª posição. 

7º escalão/ano de escolaridade, num total de 35 700 participantes: 

7º A, Gabriel Wane:  88ª posição; 

7º A, Kiyah Hasmuscrai: 171ª posição;

7º B, Guilherme Gonelha: 529ª posição.

8º escalão/ano de escolaridade, num total de 30 850 participantes: 

8º C, Álvin Mahoche: 148ª posição; 

8ºE, Gabriel Morgado: 273ª posição; 

8ºC, Gabriel Vieira: 436ª posição. 

9º escalão/ano de escolaridade, num total de 28 300 participantes: 

9º D, Matheo Pereira: 330ª posição; 

9º A, Bernardo Guita: 337ª posição; 

9º B, Gaspar Ferreira: 348ª posição. 

jogo pApós uma maratona de 37 jogos, o vencedor foi o desporto e o futsal. Num dia totalmente dedicado a esta modalidade desportiva, compareceram, para além das equipas da EPM-CELP, os conjuntos do Colégio Arco-Íris, do Colégio Kitabu, do Colégio Pequenos Sábios e da Enko Riverside International School, a quem agradecemos pela presença que muito nos honrou.  Foi um dia muito bem passado com animação constante nos dois espaços de competição, a que não foi alheia a presença significativa da comunidade educativa que compôs uma moldura humana muito interessante. Os jogos foram disputados entre as 09:00 e as 18:00, do dia 27 de maio de 2023, sem interrupção.

Os alunos do 11.º ano de escolaridade, futuros finalistas em 2023-2024, providenciaram um serviço de comes e bebes, na zona do refeitório, com muita música à mistura e deram muito boa conta do recado. Uma parceria a repetir em ocasiões futuras. Da próxima vez, não se esqueçam. Mais salgadinhos!
jogo B

O agradecimento a todos os alunos que colaboraram, na arbitragem, na mesa central e na cobertura fotográfica, especialmente às alunas que se iniciaram nestas funções e que, através da sua proatividade, contribuíram positivamente para o sucesso desta iniciativa: Mellanie Del Re; Filipa Rito; Marta Batista; Madalena Santos; Matilde Santos.

Uma nota final sobre o trabalho desenvolvido pelos Professores Custódio Malenda, Inácio Bernardo, João Figueiredo e Rui Pereira. O seu trabalho incansável, assim como o entusiasmo e dedicação dos alunos, estão evidenciados na evolução do desempenho das suas equipas.

As nossas equipas obtiveram os seguintes resultados:

Sub 12 masculino

EPM1

3-3

Colégio Kitabu

EPM1

2-2

Colégio Pequenos Sábios

EPM1

5-1

Colégio Arco Íris

EPM2

5-3

Colégio Kitabu

EPM2

7-3

Colégio Pequenos Sábios

EPM2

5-1

Colégio Arco Íris

Sub 12+14 feminino

EPM

9-1

Colégio Arco Íris

EPM

3-1

Enko Riverside I. School

Sub 14 masculino

EPM1

5-0

Colégio Arco Íris

EPM1

2-0

Enko Riverside I. School

EPM1

4-0

Colégio Kitabu

EPM2

3-0

Colégio Kitabu

EPM2

0-4

Enko Riverside I. School

EPM2

1-1

Colégio Arco-Íris

Sub 16+ Sub 18 feminino

EPM

5-0

Colégio Kitabu

EPM

3-0

Colégio Arco Íris

Sub 16 masculino

EPM1

11-0

Enko Riverside I. School

EPM1

2-4

Colégio Arco Íris

EPM1

4-2

Colégio Kitabu

EPM2

5-2

Enko Riverside I. School

EPM2

1-5

Colégio Arco Íris

EPM2

2-4

Colégio Kitabu

Sub 18 masculino

EPM1

2-1

Enko Riverside I. School

EPM1

0-1

Colégio Kitabu

EPM1

1-1

Colégio Arco íris

EPM2

4-1

Enko Riverside I. School

EPM2

2-2

Colégio Kitabu

EPM2

2-2

Colégio Arco Íris

info expo 01CEstimados Pais e Encarregados de Educação,

No próximo sábado, dia 3 de junho, entre as 9:30 e as 12:30, a EPM-CELP estará aberta para visitas às diversas exposições que se encontram instaladas em diferentes espaços.

No átrio principal, poderá ser apreciada a exposição sobre "Biodiversidade e Recursos Marinhos Costeiros - o seu uso e conservação na Baía de Maputo", cedida temporariamente pelo Museu de História Natural - Universidade Eduardo Mondlane.

No piso superior do Pátio das Laranjeiras, no topo da escadaria do painel da Língua Portuguesa, encontra-se a exposição fotográfica “África Blues - Clima de mudanças: caminho para a criação e reforço de uma geração ambiental consciente em Moçambique".

No átrio interno do espaço "Mãos Nas Ciências", poderão ser apreciados os brinquedos científicos produzidos pelos nossos alunos do 3º ciclo.

Finalmente, no Pátio das Laranjeiras, podem encontrar-se os trabalhos/projetos dos nossos alunos de diferentes anos de escolaridade, bem como dos alunos da UPA (Unidos Pelo Ambiente), produzidos no âmbito dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Esta constitui, assim,  uma oportunidade singular de encontrarmos na "Casa Amarela" uma expressão da nossa aposta no domínio da educação ambiental e da literacia científica.

A CAP

palestra sonia pUm convite para salvar o Planeta juntou, hoje, no Auditório Carlos Paredes, dezenas de alunos do sexto ano do ensino básico e professores com vista a encontrarem soluções para tornar o Planeta seguro e sustentável. A ação, organizada pelo projeto ‘Quando +1 é = – 1’ em parceira com a nossa Escola, visou alertar para as práticas maléficas de consumismo e, através de exemplos concretos vividos e estudados pela mergulhadora e ambientalista portuguesa, Sónia Sousa Ell, sensibilizar os mais novos para o aumento do lixo no mar e nas praias.

Sónia é apaixonada pelos tubarões e encontrou, no rótulo do animal esconjurado socialmente, um motivo para o estudar e proteger. “Não sei os que os humanos viram nos tubarões. Mas os filmes é que trouxeram essa imagem de que eles são o terror dos mares. Eles são selvagens, tanto como o leão, a chita, e outros, mas só dentro do seu habitat”, explicou a mergulhadora para quem “Preservar a existência destes animais é proteger o ecossistema. Os tubarões são os glóbulos brancos do mar”.
palaestra sonia 2A promotora de ações de sensibilização no âmbito da preservação dos ecossistemas marinhos explicou igualmente que, com a extinção de tubarões na Natureza, todo o ecossistema ficaria comprometido. Na intervenção ambiental, Sónia falou da problemática do lixo nos oceanos, agudizada nos últimos dois anos pelos kits de proteção de covid-19, nomeadamente as máscaras, os testes rápidos, as luvas, os recipientes de desinfetantes e de álcool e gel, entre outros.

Os alunos foram instados a contribuir com soluções para um mundo mais sustentável. A sessão terminou com a construção de um mural dos oceanos da EPM-CELP e empossamento dos Embaixadores da Escola Azul, os alunos Maira Correia, do 11.º A1 e Tiago Afonso, do 10.º A2. Na EPM-CELP, a Escola Azul é coordenada pela presidente da Comissão Administrativa Provisória (CAP), Luísa Antunes, e pela coordenadora do Ensino Secundário, Ana Besteiro.

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