cnlbanner novoA 16ª edição do Concurso Nacional de Leitura (2022-2023) contou com a participação de cerca de 7800 alunos de escolas do território nacional e do estrangeiro, entre as quais a nossa.

Na fase escolar, que decorreu entre outubro de 2022 e maio de 2023, participaram 123 alunos – 35 do 1º ciclo,  32 do 2º, 19 do 3º ciclo e 37 do secundário.

Destes, foram apurados seis para participarem na fase nacional, que constou da realização, no dia 15 de maio, de uma prova escrita de pré-seleção online, antecedida de uma prova de vídeo.

Na sequência da prova escrita, os alunos Gabriella Correia (3º ciclo) e Rodrigo Garrido (secundário) foram selecionados para a prova final de palco, que teve lugar no dia 3 de junho, em Torres Vedras.

O Rodrigo foi um dos 10 finalistas, na categoria do secundário, da prova de vídeo. https://youtu.be/GHOsWSu8G94

A Gabriella Correia foi premiada com o 3º lugar (3º ciclo) na prova de palco.   CNL_Gabriella Correia_EPM-CELP 2.mov 

A Biblioteca Escolar José Craveirinha agradece aos professores titulares de turma e de Português, aos pais envolvidos, e, em especial, a todos os alunos que participaram nas diferentes fases do concurso.

À Gabriella e ao Rodrigo, as nossas felicitações.

brinquedowebpA última sexta-feira, 2 de junho, foi dedicada a experiências e demonstrações repletas de interesse científico na EPM-CELP. Criatividade, otimismo e ideias inovadoras, com soluções saudáveis para o ambiente e para o Mundo a partir da reciclagem, orientaram as apresentações de brinquedos científicos de dezenas de alunos, no Auditório Carlos Paredes. Para a edição 2022/2023, Luna Miquidade (8.ºB), António Novo (8.ºB), José Gonçalves (9.ºA) e Hassan Safieddine/Siena Cardeano (7.ºF) foram os grandes vencedores da noite que juntou ciência, reciclagem e ousadia.

Sob o lema “Construir um Brinquedo Científico Reutilizando", este ano letivo, os alunos dos 7.º, 8.º e 9.º anos puderam imaginar, criar e partilhar o seu trabalho através da apresentação à comunidade educativa da EPM-CELP. 

António Novo inaugurou o palco, dissipando dúvidas do público em relação à expectativa da noite. O seu trabalho, “Kart elétrico”, sugeriu a redução de emissões de ruídos e combustão. Tão complexo, quanto eficaz no seu desempenho, o brinquedo provou o engenho do seu criador e conquistou a admiração do público e do júri constituído por professores da Escola.

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No rol das apresentações, os brinquedos demonstraram, cada um à sua maneira, leis da física e da química na perspetiva de melhorar o mundo e o ambiente, reduzir as poluições, impulsionar a tecnologia e gerar dinamismo comercial e social. É o exemplo do “Drone Caseiro” de José Gonçalves, também vencedor desta edição. O brinquedo, construído respeitando todas as leis e teoremas da física, como a gravidade e a Lei da Ação e Reação, foi igualmente uma atração merecedora de aplausos da plateia.

Outro momento marcante foi proporcionado por Luna Miquidade. A aluna demonstrou habilidade e criatividade na construção de um brinquedo inspirado em demonstrações de "fotografias em três dimensões". O brinquedo científico, a que atribuiu o nome de “Mini holograma”, projeta a imagem tridimensional obtida a partir da projeção da luz sobre figuras bidimensionais. O trabalho garantiu-lhe um dos lugares na cerimónia da apresentação e divulgação dos vencedores do Prémio Melhor Brinquedo 2022/2023.

Tal ousadia e sucesso foram experimentados igualmente pelos alunos Hassan Safieddine e Siena Cardeano. A dupla projetou um “Pega Água”, brinquedo através do qual ganhou menção no pódio. Na noite “científica”, outros brinquedos comprovaram a criatividade, engenho e esperança dos nossos alunos. “Fábrica de bolhas”, de Thayrah Hamide, “Simulador de Sismos”, de Matilde Amaro, “Robô Espacial”, de Taís Pedro, são outros exemplos de criatividade conseguida.

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A iniciativa, dinamizada pelo projeto “Mãos na Ciência” e pelo grupo disciplinar de Ciências Físico-Químicas, envolveu, ainda, a habitual exposição, este ano excecionalmente no espaço Mãos na Ciência - CCVnE, onde os alunos visitantes experimentaram os brinquedos e ouviram a explicação dos professores. O projeto pretende aproximar os conteúdos abrangidos pelo programa da disciplina e, sempre que possível, promover o trabalho em equipa, visto poder envolver, sempre que necessário, a ajuda dos professores, encarregados de educação ou especialistas. O projeto promove, ainda, a interdisciplinaridade e o tempo de qualidade em família. 

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Também, no âmbito do projeto tocar o céu, os alunos do 12.º ano de Física exploraram os princípios da aerodinâmica. Construíram, assim, foguetões, aeronaves criativas, lançadores de projéteis, catapultas de aviões e estações marcianas, a coincidirem com uma época em que temos várias iniciativas criativas como os lançamentos das missões Artemis da NASA para a Lua. Foi um desafio interessante que os alunos desenvolveram ao longo do ano letivo. 

Mabukogorongosa1O Projeto Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros) alargou o seu campo de intervenção, integrando 10 escolas da Zona Tampão do Parque Nacional da Gorongosa (PNG). No âmbito desta iniciativa, decorreu, entre os dias 29 de maio e 2 de junho do corrente ano, no Centro de Educação Comunitária do PNG (CEC), uma ação de formação, subordinada ao tema “Dinamização de Maletas de Leitura”, promovida pela Docente da EPM - CELP e Coordenadora do Projeto Mabuko Ya Hina, Ana Albasini, e pela Colaboradora Rosário Chaveiro.

Participaram na Formação 20 professores das 10 escolas da Zona Tampão e 3 técnicos do CEC, os quais irão fazer a monitorização da implementação do Projeto “Mabuko Ya Hina”, assumido, na Gorongosa, como “Mabuko Anga”, tendo em conta as características linguísticas locais.

O projeto Mabuko Ya Hina tem caminhado, desde 2011, de Sul para Norte, tendo atribuído, no referido ano e em 2013, 20 Maletas de Leitura a escolas dos distritos de Maputo e Matola, Província de Maputo (Mabuko Ya Hina I e II); em 2015, 10 Maletas a escolas do distrito do Chibuto, Província de Gaza (Mabuko Ya Hina III); em 2021, 11 Maletas a escolas dos distritos de Inharrime e Inhambane, Província de Inhambane (Mabuko Ya Hina IV) e em 2023, 10 Maletas a escolas do distrito da Gorongosa, Província de Sofala (Mabuko Ya Hina V): EPC’s de Mucodza, Tazaronda, Nhataca, Nhauroi, Nhaussembe, Samora Machel, Pungue, Nhambita, Tsaca e Nhandemba.

Mabuko gorongosa2Sendo uma prática do Projeto Mabuko Ya Hina estabelecer parcerias com instituições, entidades ou organizações que possam acompanhar, no terreno, a implementação e dinamização do Projeto, na Província de Sofala, a EPM - CELP deu continuidade à parceria estabelecida, em 2017, com o Centro de Educação Comunitária do Parque Nacional da Gorongosa. No âmbito desta parceria, entre 2022 e 2023, a EPM - CELP, com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares e do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa, criou as 10 Maletas de Leitura que foram atribuídas às escolas da Zona Tampão, cada uma com 168 livros infantojuvenis. O PNG, por sua vez, organizou o transporte das Maletas, de Maputo para a Gorongosa, e toda a logística relativa à Formação dos Professores Bibliotecários.

Nesta ação de formação, partilharam-se conhecimentos, com os formandos, relativos à utilização das Maletas, enquanto recursos fundamentais para a promoção da leitura e para o desenvolvimento de competências de expressão verbal e escrita.

Os formandos avaliaram positivamente a capacitação e, tendo em conta o interesse demonstrado e a excelente participação dos mesmos, acredita-se no sucesso da implementação e dinamização do Projeto Mabuko Ya Hina, nas escolas da Zona Tampão do Parque Nacional da Gorongosa.          

intercãmbio epm

Durante o 3.º Período, a Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), por meio do projeto Mãos na Ciência - CCVnE, teve a honra de estabelecer um importante intercâmbio educacional com o renomado Lycée Français Gustave Eiffel. Essa iniciativa consolidou os conhecimentos dos estudantes, com idades entre os 5 e os 15 anos.

Durante esse período, os alunos foram contemplados com uma série de atividades enriquecedoras. Entre elas, destacam-se as sessões de planetário, nas quais tiveram a oportunidade de observar e aprender sobre o fascinante Sistema Solar. Essa experiência proporcionou aos estudantes uma imersão única, despertando a sua curiosidade e interesse pelo universo que nos cerca.

Além disso, os alunos puderam explorar, de forma autónoma, a exposição "Física no dia-a-dia". Essa exposição consistiu em diversas experiências práticas que reproduzem situações do nosso quotidiano, permitindo aos estudantes compreender os princípios físicos envolvidos em atividades do dia a dia. Essa abordagem prática e interativa despertou a criatividade e a capacidade investigativa dos alunos, incentivando-os a aprender de maneira dinâmica e envolvente.

Tanto os alunos como os professores demonstraram entusiasmo em relação a essas atividades, realçando os benefícios que os intercâmbios como este proporcionam para a eficácia do processo de aprendizagem. Complementando os recursos educativos tradicionais, estas experiências promovem uma abordagem mais abrangente e interdisciplinar, permitindo aos estudantes ampliar seus horizontes e desenvolver habilidades essenciais para o mundo contemporâneo.

A parceria entre a EPM-CELP e o Lycée Français Gustave Eiffel é um exemplo inspirador de cooperação educacional, que contribui para a formação integral dos alunos, promovendo o intercâmbio cultural e a troca de conhecimentos entre as instituições. A EPM-CELP continuará em busca de oportunidades como esta, visando proporcionar aos alunos uma educação de qualidade e prepará-los para os desafios do futuro.

escola abertaNo passado dia 3 de junho, a EPM-CELP abriu as suas portas a pais e encarregados de educação que, acompanhados pelos seus filhos, percorreram os diferentes espaços de exposições, vivendo momentos de partilha, de formação e de enriquecimento da família. No Pátio das Laranjeiras e áreas adjacentes, bem como no espaço Mãos na Ciência,  houve ainda oportunidade de os alunos mostrarem orgulhosamente os seus trabalhos.

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