FESTA | Entusiasmo e arte no encerramento do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo
Encerrou, nos dias 22 e 23 de junho, o ano letivo 2022/2023 para os alunos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Criatividade e liberdade marcaram as atividades festivas, num encontro entre a música, dança, diversão, entrega de diplomas aos pequenos “finalistas”, desfiles temáticos, convívio e pernoita nas instalações da EPM-CELP.
De forma simples, mas cativante, o primeiro espetáculo foi protagonizado, no dia 22, por dezenas de alunos do Pré-Escolar, com encenações, tão naturais quanto apaixonantes, o que agradou a vasta plateia. No final, foi gratificante ouvir os “apelidos” de cada aluno, a propósito das habilidades particulares que, juntas, agregam valor às atividades diárias na EPM-CELP.
Igualmente entusiasmantes foram os momentos subsequentes, no campo gimnodesportivo da Escola, onde alunos, educadoras e auxiliares exibiram tarimba na dança e na mímica. O momento estendeu-se para fora do recinto, onde outros andavam de bicicleta, trotinete, skate, patins, entre outros, na inocência, diversão e liberdade.
- Acessos: 909
Rádio e TV EPM | Xirico 33
O 33.º Xirico é uma edição especial, de professor para professor, de escritor para escritor, e é, sobretudo, uma forma de a Rádio e TV EPM agradecer ao CRE e à sua fantástica equipa, aqui representada pelo seu Coordenador, o professor João Paulo Videira. Embarque connosco!
Obrigada a todos!
- Acessos: 178
CONCURSO | 7.ºB e 8.ºB vencem o “Quiz de Ciências”
No âmbito do Plano Anual de Atividades do Departamento de Ciências Exatas e Experimentais, realizou-se, no dia 12 de junho, o concurso do Quiz de Ciências dos 7º e 8º anos, no qual participaram todas as turmas destes anos de escolaridade, representadas por equipas constituídas por oito alunos, que tiveram que responder a 24 questões das disciplinas de Ciências Naturais, Físico-Química, Matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação. Os alunos representantes participaram de forma empenhada e entusiástica nesta atividade, apoiados pelas claques das suas turmas.
A equipa vencedora do 7º ano foi a turma B, constituída pelos alunos Beatriz Simões, Camila Ribeiro, Guilherme Gonelha, Maria Bourguignon, Pedro Matavel, Rafael Oliveira, Tomás Garrido e Vedika Govan. No 8º ano, venceu a turma B, constituída pelos alunos: Alesha Rasaque, António Novo, Eden Mourinho, Inácio Júnior, Maria Ribeiro, Melanie Bay, Sandreina Amaral e Santiago Alves.
Estão de parabéns os alunos vencedores e todos os outros colegas pela forma empolgante como participaram nesta atividade.
- Acessos: 219
DESTAQUE | Alunos de Biologia do 12º ano realizaram estágio no CISM
Dois alunos de Biologia do 12.º ano, Renato Oliveira e Rita Almeida, realizaram, de 5 a 9 de junho, uma semana de estágio no Centro de Investigação de Saúde da Manhiça (CISM), onde adquiriram bases científicas e perceberam melhor os procedimentos que são realizados em laboratório, deveras importante para o estado de saúde e de bem-estar das comunidades.
Estes alunos visitaram todos os laboratórios da instituição e, com a ajuda da Dra. Teresa Machai e da Dra. Carla, seguiram um programa desenhado especificamente para eles. O estágio foi composto por visitas ao laboratório de parasitologia, hematologia e bioquímica, biologia molecular, bacteriologia, insectário, à ala pediátrica e à maternidade do Hospital da Manhiça a que o CISM está ligado. Para os alunos, a experiência foi enriquecedora, tanto é que, no ensino superior, pretendem seguir a área da saúde, pois incutiu-lhes conhecimentos que apenas eram possíveis com alguma demonstração prática e “trabalho de campo”.
Rita Almeida
- Acessos: 830
COOPERAÇÃO | “Mabuko Ya Hina” encerra Projeto Sustentável no Dia da Criança Africana
No âmbito da parceria com o Plano Cultural de Escola/Plano Nacional de Artes da EPM – CELP, o “Mabuko Ya Hina” (Os Nossos Livros) encerrou, no dia 16 de junho, no Auditório Carlos Paredes, as atividades de dinamização do projeto “Desenvolvimento Sustentável da Humanidade”, inseridas no âmbito das comemorações do Dia da Criança Africana.
As atividades do Projeto Sustentável tiveram início em setembro de 2022, Mês da Literacia, com a apresentação da obra “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago.
Esta obra foi lida, interpretada e recriada pelos alunos da EPC da Imaculada, os quais, a partir do texto de José Saramago, criaram a história “A Maior Flor de Moçambique”. O texto foi dramatizado por estes alunos no 23º Aniversário da EPM-CELP e vai ser publicado pela nossa Escola.
Depois, dando-se continuidade à exploração do tema “Desenvolvimento Sustentável da Humanidade”, os alunos do 7º A, da EPM – CELP, criaram um jogo de cartas, alusivas aos 17 ODS, e visitaram a EPC da Imaculada, para jogarem com os colegas daquela escola.
Prosseguimos com a realização de algumas atividades que a obra de José Saramago propõe. Os alunos da EPC da Imaculada estudaram a constituição das flores, visitaram o Sari Garden Centre, onde viram muitas plantas e flores e, por fim, plantaram, na sua escola, flores e vegetais.
Realizaram, também, uma visita à EPM – CELP, para participar no campeonato de Ntxuva, um jogo tradicional moçambicano. Esta iniciativa teve também como base o tema “Desenvolvimento Sustentável da Humanidade”, pois os alunos de ambas as escolas construíram os seus próprios jogos de Ntxuva, com materiais recicláveis e reutilizáveis.
As atividades, no âmbito da dinamização do Projeto “Desenvolvimento Sustentável da Humanidade”, encerraram no Dia da Criança Africana, com a apresentação de dois espetáculos, pelo Grupo Cultural “Paz e Progresso”, subordinados ao tema “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.
Estes espetáculos tiveram como público alunos e professores dos 3º e 4º anos, os quais assistiram à representação de 8 ODS, através da declamação de poemas e da apresentação de danças tradicionais moçambicanas. Os poemas, as danças tradicionais e os ODS uniram-se em prol do Ambiente e da Criança Africana.
- Acessos: 575