Bem-vindo!

Esta página está disponível para consulta das notícias e outros artigos, que foram sendo publicados ao longo dos cerca de 15 anos em que esteve ativa, até Julho de 2023,  quando foi substituída pela atual página principal da EPM-CELP, de modo a manter vivo este registo histórico da Instituição.

Jogos MatemáticosAlunos das turmas dos terceiro e quarto anos do ensino básico da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) participam desde o início de fevereiro em jogos matemáticos cujo objetivo é promover o gosto pela disciplina. A atividade, em estreia na Escola e dinamizada pelas professoras Sara Piscarreta e Maria da Luz Fonseca, surge no âmbito do projeto Jogos Matemáticos.

Ler mais...

mergulho PDezenas de alunos do 11.º A1 e de algumas turmas do 12.º ano da EPM-CELP envolveram-se, entre os dias 29 de janeiro e 1 de fevereiro, em ambiente bio-sociocultural, em estudo de campo e na certificação em mergulho profissional na Ponta do Ouro, cujo objetivo era explorar vários problemas ambientais que afetam a região, resultantes da ocupação antrópica ao longo dos últimos anos e explorar a biologia marinha existente, integrando sempre as aprendizagens essenciais das aulas de Biologia do 10.º ano e de Geologia do 11º ano do ensino secundário.

Ler mais...

visista fortalezaNos dias 7 e 8 de fevereiro, os alunos do 6º ano participaram numa visita de estudo à Fortaleza e ao Museu da Moeda, acompanhados pelos Diretores de Turma e professores.

Saímos da Escola de manhã, às 7:45, cada turma em seu autocarro.
A excitação era muita. Afinal, era a primeira saída depois de meses de contenção e de confinamento.
A primeira paragem foi na Fortaleza, localizada junto ao Porto de Pesca, na Praça 25 de Junho, e que representa um dos principais monumentos históricos da cidade.

Ler mais...

conjunto de capasOs alunos do 12.º A3, da área das Artes, que produzem o Jornal escolar Dez Minu(tus), receberam, hoje, um prémio de assinatura digital do jornal português Público. De acordo com Inês George, professora e coordenadora do Projeto Cultural de Escola - Plano Nacional das Artes, a distinção do Ministério da Cultura, em parceria com o Jornal Público e o Plano Nacional das Artes, permite o acesso às notícias do jornal, de forma ilimitada, e aos conteúdos exclusivos, incentivando o compromisso cultural com a comunidade educativa, a criação e promoção cultural numa lógica de inclusão e aprendizagem, no âmbito do Plano Cultural de Escola.

Ler mais...

crescer sem violencia 3Alunos de diferentes ciclos de ensino, professores e representantes de encarregados de educação da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) reuniram-se, hoje, Dia
da Amizade, para em conjunto refletirem sobre a importância de viver num Mundo sem violência. A atividade, desenvolvida em todas as turmas e inserida no projeto “Crescer sem Violência”, enfatizou a importância da ética do cuidado, da amizade verdadeira, da união, do respeito por si e pelo outro.
cc
As sessões, uma às 7 e outra às 13 horas, foram orientadas por educadoras, professores e representantes de encarregados de educação de cada turma que, dentre as diversas formas de demonstração de tolerância, afirmaram que o amor, a inclusão e o respeito por qualquer condição humana contribuem para a erradicação da violência, na família, na escola e na comunidade. E, afirmaram, é preciso crescer tolerante. Respeitar o outro e perdoar, sempre.

Acompanhados pelos professores e pela presidente da Comissão Administrativa Provisória, Luísa Antunes, para além de exemplos sobre as diversas formas de respeitar e amar o próximo, as sessões incidiram, igualmente, em atividades práticas e visualizações de filmes com temas pertinentes para o debate.
crescer sem violencia
O projeto “Crescer sem Violência” surge na EPM-CELP da necessidade de se implementar um conjunto de estratégias de atuação, no âmbito do trabalho realizado na Direção de Turma, quer na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, quer de Orientação Escolar, com o objetivo de fomentar, na comunidade educativa, valores morais e cívicos, de modo a que se continue a formar jovens ativos e preparados para a criação de um mundo melhor.

Esta foi a primeira de um vasto leque de atividades que a EPM-CELP vai desenvolver nos próximos meses à volta desta temática.
vacinação epmcelpApós três momentos de vacinação contra a Covid-19, proporcionados pela EPM-CELP, o primeiro a 18 e 19 de junho de 2021; o segundo a 15 de julho de 2021 e o terceiro a 5 de agosto de 2021, no passado dia 29 de janeiro de 2022 realizou-se mais um processo de vacinação, desta feita, com a dose de reforço por via da vacina Moderna disponibilizada através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação de Portugal. Foram vacinadas, na EPM-CELP, 149 pessoas, entre docentes e não docentes, que já tinham a vacinação completa há mais de seis meses e que não tinham sido infetados pela SARS-CoV-2 há menos de dois meses.

Ler mais...

afonsoO aluno da Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), Afonso Maria Cravino Mestre, do 4.º E, foi o vencedor do 1.º escalão do concurso “Ser escritor é Cool!” com o texto abaixo.

Ler mais...

Dia internet seguraHoje, dia 8 de fevereiro de 2022, comemora-se o Dia da Internet Mais Segura 2022. Trata-se de um evento comemorado em mais de 150 países em todos os continentes.

Ao longo dos anos, este dia junta milhões de pessoas sob o lema “Juntos por uma Internet melhor”.
NetSegura2022A Internet faz parte do mundo, criando uma imensa rede de conexões e vivemos conectados grande parte do nosso tempo.

A Internet é fruto do que fazemos com ela, por isso cada um de nós pode contribuir, fazendo um uso cidadão e responsável. Alunos, professores,
encarregados de educação, todos devem participar.

Este dia é uma iniciativa anual que tem como objetivo envolver e UNIR todos na promoção de atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável das Tecnologias de Informação e Comunicação.
3 de fevereiro

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo