COOPERAÇÃO | Encontro esclareceu dúvidas sobre o programa de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior em Portugal
O Auditório Carlos Paredes da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) acolheu, na tarde de hoje, a sessão de Esclarecimento sobre o Programa de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior em Portugal, atribuídas pelo Camões, I.P.CIDADANIA | Alunos do “Pré D” viram "o lado de fora da minha janela"
Ao longo do presente ano letivo, decorreu um projeto de articulação entre um grupo do pré-escolar, Pré D, e um grupo de crianças em Portugal. O projeto denomina-se "O lado de fora da minha janela" e pretendeu ser o mote para troca de experiências, ideias e tradições musicais entre os dois grupos. O grupo da Pré D conta com 20 crianças entre os 4 e os 6 anos e o grupo do Centro Social e Paroquial de Ronfe conta com 15 crianças entre os 2 e 3 anos. Foram várias as videochamadas no decorrer do ano letivo, mas a articulação culminou com uma troca de postais enviados de um grupo para o outro que nos levou a fazer uma pesquisa acerca de como funcionavam os correios. Foram momentos de partilha que enriqueceram ambos os lados e que se pretende que continuem em outros momentos e/ou grupos sempre que seja possível.DESTAQUE | Concerto final da Masterclass da EPM-CELP marcado para o Hotel Indy Village
A Masterclass de Orquestra e Coro da EPM-CELP, que decorre desde hoje, 26 de junho, vai encerrar a sua 17.ª edição com a realização do concerto final dos alunos no Hotel Indy Village, em Maputo, no domingo, dia 03 de julho, às 15h30. Em palco estarão quase meia centena de alunos que exibirão os resultados alcançados nas aprendizagens durante uma semana de trabalho.A edição 2022, que conta com a colaboração da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, está direcionada para o conjunto orquestral e coro, com arranjos de professores da nossa Escola e convidados de Moçambique, Portugal, Espanha e Alemanha.
Os instrumentos envolvidos são de cordas (violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo), teclas (piano) e de sopros (clarinete), tendo como professores convidados Pablo Badenas (licenciado em música pelo Conservatório Superior de Música, Joaquin Rodrigo-Valência), Luís Casalinho (maestro da Orquestra de Cordas Luís de Freitas Branco no Orfeão de Leiria), Christina Margotto (licenciada em Piano de Acompanhamento pela ESMAE do Porto e Mestre em Musicoterapia pela Universidade de Estremadura, Espanha), Lenna Bahule (Cantora, multi artista e ativista cultural) e Ester Puig Costa (licenciada em violoncelo pela Academia Nacional Superior de Orquestra em Lisboa).
Da EPM-CELP teremos os professores residentes Luís Santana (violino), Agnes Golias (viola de arco), Assumane Saíde (piano), Ricardo Conceição (piano, clarinete e saxofone), Marla Kane (violino) e os coristas Leandra Reis e Isac Maússe. No concerto final, a orquestra será acompanhada por músicos convidados como os vocalistas Regina dos Santos, Pedro da Silva Pinto e Nelson Nhachugue, Sílvio Ferrão (baixo elétrico), Luis Valigy ou simplesmente "Luy" (guitarra), Miguel Wilson (bateria) e Miguel Marques (sintetizador).
DESTAQUE | MasterClass 2022 arranca já este domingo!
Conforme previsto, a Escola Portuguesa de Moçambique vai retomar um projeto emblemático, a MasterClass de Orquestra e Coro.
Os alunos inscritos terão atividades no período da manhã (entre segunda e sexta-feira) e participarão apenas nas aulas da MasterClass.
Para além das aulas de instrumento, os alunos terão diariamente jogos musicais, jogos polivalentes, atividades de expressão plástica, ensaios de coro, naipes de orquestra, e orquestra e coro. Serão acompanhados por professores destas áreas disciplinares, apoiados por assistentes operacionais.
A semana da MasterClass terá início com um pequeno encontro neste domingo de manhã, dia 26 de junho, pelas 9 horas, na EPM-CELP, onde serão apresentados os participantes e esclarecidas eventuais dúvidas sobre o decurso desta semana tão especial.
A entrada deverá ser feita pelo portão 4.
A música é uma celebração!!
Vamos fazer a música acontecer, juntos!!
Plano Cultural de Escola | Alunos exploraram o livro “Contar histórias com a avó ao colo” e criaram imaginações no Auditório Carlos Paredes
Ficou concluído, na manhã de hoje, o projeto de exploração pedagógica do livro coletivo "Contar histórias com a avó ao colo", realizado no âmbito do Plano Cultural da Escola. Em horas de intensas apresentações, dezenas de alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos do ensino básico mostraram criatividade e engenho através de marionetes, dramatizações e leituras, resultantes da exploração da obra em contexto de sala de aulas.DESTAQUE | Agendada para segunda-feira sessão de esclarecimento sobre Bolsas de Estudo para o Ensino Superior em Portugal
O Auditório Carlos Paredes da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) acolhe, em formato híbrido, na segunda-feira, 27 de junho, pelas 14h30, a sessão de Esclarecimento sobre o Programa de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior em Portugal, atribuídas pelo Camões, I.P. As inscrições para a sessão podem ser feitas através do correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até às 16 horas de domingo, 26 de junho, com as seguintes informações:- Nome completo
- Nível de ensino para o qual pretendes a bolsa (licenciatura, mestrado ou doutoramento)
- Endereço de email
- Número de telefone
Devido ao número limite de participação, não serão aceites inscrições enviadas fora do prazo ou a participação de pessoas não inscritas. Os inscritos receberão, por email, o link para participarem na sessão, na segunda-feira, dia 27 de junho.
AMBIENTE | Correr não é chegar
No âmbito do projeto “Educação Ambiental” do grupo do 3.º Ano, a turma A realizou um vídeo intitulado “Correr não é chegar” adaptado do conto com o mesmo nome, do livro editado pela EPM-CELP “Contar histórias com a avó ao colo”.
Este projeto consistiu na adaptação do conto à temática “cuidar do nosso Planeta”. Na área do Português foram dinamizadas a atividade de leitura orientada, a análise e interpretação da história e a oficina de escrita criativa. Na Educação Artística foram desenhados e construídos os cenários e as personagens com a sensibilidade e preocupação do uso de materiais reutilizáveis. Nas aulas de Música, os alunos aprenderam a tocar numa Xigóvia ou Chigóvia, instrumento musical tradicional de Moçambique feito com a casca da Massala (uma fruta de casca dura) onde se fazem três buracos.
O conto narra a história de uma tartaruga feliz que tocava músicas animadas com uma Xigóvia e foi capturada pelo Homem invejoso e egoísta. As crianças, sensíveis aos problemas do Planeta, resolveram dar-lhe uma lição.