Emoção, diversão e euforia marcaram as primeiras horas de ontem na EPM-CELP. Terminado o período de férias, os alunos regressaram ao ensino presencial, neste novo ano letivo de 2021/2022, inaugurado sob o lema “Reinventar, Recriar e Crescer.” E tudo foi acontecendo no respeito pelas recomendações do Plano de Contingência.Desde cedo se sentiu a satisfação de rever amigos, professores e funcionários e partilhar momentos de descontração e aprendizagens múltiplas, particularmente visível entre os alunos do primeiro ciclo. Também houve quem tivesse revelado algum nervosismo por estar na EPM-CELP pela primeira vez.
De acordo com Cristina Viana, adjunta da Comissão Administrativa Provisória (CAP) da EPM-CELP, “O novo ano letivo arranca com alguma incerteza relativamente à situação pandémica que ainda se vive, pelo que se optou por manter o regime de ensino misto, com aulas presenciais e com sessões de Ensino a Distância”.
A EPM-CELP continuará com as medidas de segurança sanitária já implementadas, como o distanciamento físico, a desinfeção das mãos e o uso obrigatórios de máscaras. Contudo, há alguns ajustamentos, segundo a responsável pedagógica “ À tarde, as aulas terminam às 17h50 em todos os anos de escolaridade e, nos últimos tempos da manhã e da tarde, os professores acompanham os alunos até aos diferentes portões, de modo a supervisionar a fluidez e a segurança no movimento de saída. Por isso, apelamos a pais e encarregados de educação para que sejam pontuais de modo a garantir a segurança de todos”, acrescentou.
Moçambique comemora hoje o Dia da Vitória em homenagem à assinatura, em 7 de setembro de 1974, dos Acordos de Lusaca entre o governo de Portugal e a FRELIMO, que conduziram à independência do país em 25 de junho de 1975.Em consequência do facto observa-se hoje feriado nacional em Moçambique, pelo que a nossa Escola esteve encerrada.
LEITURA | EPM-CELP doa livros para incentivar leitura e travar casamentos prematuros em Cabo Delgado
Com o objetivo de salvaguardar os direitos das raparigas na província de Cabo Delgado, comprometidos, sobremaneira, nos últimos tempos, a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) entregou, na manhã de hoje, mais de uma centena de livros infantojuvenis à organização de defesa da saúde e dos direitos sexuais e reprodutivos, a Pathfinder. O apoio, enquadrado na missão da EPM-CELP de cooperação no domínio da Língua Portuguesa, visa, igualmente, contribuir para o intercâmbio de conhecimento e incentivar o hábito da leitura naquele grupo da sociedade.
Cara Comunidade Educativa,Iniciaremos, no próximo dia 1 de setembro, um novo ano letivo.
Por isso, em primeiro lugar, desejamos a todos os nossos queridos alunos e às famílias que os acompanham, um ano de muito sucesso, com reencontros, descobertas e oportunidades de crescimento pessoal e académico.
No respeito pelo decreto presidencial publicado em meados de agosto, organizámos o arranque do ano letivo de 2021/22 em regime de E@D, seguindo o modelo de trabalho que já implementámos no último ano letivo, nos momentos em que tivemos de deixar o regime presencial de atividades letivas.
A comunicação antecipada de Sua Ex.ª o Presidente da República de Moçambique na passada sexta feira, dia 27 de agosto, avaliando positivamente a evolução da situação epidemiológica no país e permitindo a retoma das aulas em regime presencial, deixou-nos muito satisfeitos.
Contudo, consideramos mais avisado manter a abertura do ano letivo em regime de E@D, determinando o regresso dos alunos à EPM-CELP para o próximo dia 13 de setembro.
Garantiremos, desta forma, as melhores condições para um regresso à escola com segurança e tranquilidade, sabendo que muitas famílias terão adiado o seu regresso a Maputo para vacinarem os seus filhos, no pressuposto de que estaríamos até meados de setembro com aulas on-line.
O ensino pré-escolar continua suspenso, de acordo com o decreto presidencial, pelo que, com muita pena nossa, teremos de continuar a trabalhar com os mais pequeninos à distância.
As apresentações aos diferentes grupos e anos de escolaridade seguirão o seguinte calendário:
• Pré-escolar e 1º ano – dia 1 de setembro, 17 horas, em sessões agendadas pelas educadoras e professores titulares com os respetivos Encarregados de Educação, pela plataforma Teams.
• 9º ano – dia 1 de setembro, à tarde, em hora previamente marcada pelos Diretores de Turma, e a realizar-se através de sessão síncrona.
• 11º – dia 2 de setembro, à tarde, em hora previamente marcada pelos Diretores de Turma, e a realizar-se através de sessão síncrona.
• 12º – dia 3 de setembro, à tarde, em hora previamente marcada pelos Diretores de Turma, e a realizar-se através de sessão síncrona.
• 2º, 3º e 4º anos - dia 2 de setembro, 17 horas, em sessões agendadas pelos professores titulares com os Encarregados de Educação e os alunos, pelo Teams.
• 2º ciclo e 10º anos – dia 6 de setembro, em horas marcadas pelos Diretores de Turma com convite enviado a Encarregados de Educação.
• 7º e 8º anos – dia 8 de setembro, em horas marcadas pelos Diretores de Turma com convite enviado a Encarregados de Educação.
As atividades letivas iniciam no dia imediatamente a seguir ao dia da apresentação, com exceção do Pré-Escolar e 1º Ciclo.
Este ano todos os alunos terão um email institucional. Será por este email, enviado pelos professores titulares/Diretores de Turma aos Encarregados de Educação, constituirá o meio privilegiado de comunicação entre professores e alunos e a única forma de acesso às aulas on-line, sempre que estivermos em E@D.
No próximo dia 13 de setembro, passaremos ao ensino presencial em todos os anos de escolaridade.
O Plano de Contingência continua em vigor e constitui um instrumento precioso de monitorização das condições de segurança sanitária que temos vindo a implementar.
Nesta primeira fase do ano letivo, o Desporto Escolar continua suspenso e as atividades de Educação Física manterão as condicionantes impostas pelo governo moçambicano e pelo Plano de Contingência.
A nova Cantina da EPM-CELP encontra-se finalizada, mas, tal como todos os refeitórios, sem autorização para servir refeições.
As salas do ensino pré-escolar também sofreram uma adaptação, aguardando-se novas diretivas governamentais para concluir a instalação de novas salas provisórias no espaço da cantina.
Continuaremos a lutar com afinco para prestar o melhor serviço aos nossos alunos e às suas famílias.
Bom ano letivo de 2021/22!!
Com narrativa e ilustrações de Miguel Ouana e Nwetana, respetivamente, o mais recente livro infantojuvenil editado pela Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), “Amizade com o Monstro”, busca mostrar, por meio de aventuras, medos e descobertas entre Matique, um menino de oitos anos, e o Monstro Xikalavito, a eficácia dos mitos e crenças populares para manter as regras e comportamentos no seio das aldeias.
Foi lançada, ontem, no espaço da Livraria Snob, em Lisboa, e transmitido a partir do Zoom, a obra infantojuvenil “Lamura”. Com texto e ilustrações de Suzy Bila, escritora e pintora moçambicana a viver em Portugal, e editado pela EPM-CELP, o livro conta a história de uma criança que é levada da sua aldeia para trabalhar numa mina de cobalto. As apresentações estiveram a cargo de Cátia Miriam Costa, investigadora e professora, Matteo Angius, do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, Luísa Antunes, Presidente da CAP da EPM-CELP e, online, de Teresa Noronha, como editora do livro, e José dos Remédios, jornalista e escritor moçambicano.
Depois dos exames, a escola, que com tanto carinho acompanhou os últimos anos dos alunos do 12º ano, fica cada vez mais distante. Está agora a aproximar-se uma outra fase da vida académica dos alunos que irá igualmente envolver boas memórias. Em jeito de despedida fica aqui o contributo dos alunos de Química na resolução de um problema local. Em colaboração com o Centro de Ciência Viva (CCVnE), a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e a Reserva Especial de Maputo, o projeto de investigação “Seleção e armazenamento de vegetais - Xima enriquecida: um novo conceito alimentar" foi e irá continuar a ser implementado na zona tampão da reserva: escola primária de Madjadjane (Salamanga).
Sabe qual a relação entre o relógio, a prova dos 9, a função MOD, os 3 dígitos de segurança do cartão de crédito e a linguagem da programação? Os alunos presentes na Palestra “9 + 5 =2” sabem a resposta.
No âmbito do ciclo de Palestras promovida pelas Mãos na Ciência/CCVnE no dia 28 e 29 de junho, o professor Luís Bernardino apresentou a função MOD idealizada pela Professora Graça Marques, da Universidade do Algarve, com o objetivo de despertar os alunos para outras dimensões da ciência, assim como educar para a ciência.
Falar de matemática fora do contexto de sala de aula, num ambiente mais descontraído, e sobre conceitos que vão para além do currículo lecionado foi o desafio lançado aos alunos do 6º ano que mostraram interesse e curiosidade pelo tema.

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